Terça-feira, Novembro 18, 2025
Terça-feira, Novembro 18, 2025

Rui Rasquilho ilibado no caso da peça desaparecida do Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense Rui Rasquilho foi ilibado no processo em que era acusado pelo Ministério Público de ter furtado uma peça de escultura do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, em 2005. 

O alcobacense Rui Rasquilho foi ilibado no processo em que era acusado pelo Ministério Público de ter furtado uma peça de escultura do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, em 2005. 

O ex-diretor do monumento, que incorria no crime de peculato, solicitou a abertura da instrução do processo em setembro deste ano, tendo visto, agora, o tribunal optar pela não pronúncia e, deste modo, não será julgado.

Região de Cister - Assine já!

O REGIÃO DE CISTER apurou que o tribunal optou por não levar a julgamento o historiador por total ausência de indício de crime, na sequência das investigações levadas a cabo pela Polícia Judiciária.

O caso do desaparecimento da peça, uma réplica da “Roda da vida” de António Augusto da Costa Motta, da coleção Vieira Natividade, foi conhecido há cerca de um ano, quando a Direção-Geral do Património Cultural foi notificada de uma investigação em curso no Departamento de Instrução e Ação Penal. Em fevereiro deste ano, a PJ fez saber que tinha recuperado a escultura e que Rui Rasquilho, diretor do Mosteiro aquando do desaparecimento da peça, era suspeito de se ter apropriado da mesma. Em julho, o Ministério Público deduziu acusação contra o historiador, mas veio a provar-se que não houve crime. 

Contactado pelo REGIÃO DE CISTER, Rui Rasquilho escusou-se a prestar declarações sobre o assunto, reservando uma tomada de posição para “mais tarde”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

DaTerra está na antiga escola da Mélvoa e prepara nova fase

A Associação DaTerra, conhecida pelo Festival da Terra na Lagoa de Pataias, iniciou um novo capítulo com a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!