Quarta-feira, Fevereiro 11, 2026
Quarta-feira, Fevereiro 11, 2026

Rui Rasquilho ilibado no caso da peça desaparecida do Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense Rui Rasquilho foi ilibado no processo em que era acusado pelo Ministério Público de ter furtado uma peça de escultura do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, em 2005. 

O alcobacense Rui Rasquilho foi ilibado no processo em que era acusado pelo Ministério Público de ter furtado uma peça de escultura do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, em 2005. 

O ex-diretor do monumento, que incorria no crime de peculato, solicitou a abertura da instrução do processo em setembro deste ano, tendo visto, agora, o tribunal optar pela não pronúncia e, deste modo, não será julgado.

Região de Cister - Assine já!

O REGIÃO DE CISTER apurou que o tribunal optou por não levar a julgamento o historiador por total ausência de indício de crime, na sequência das investigações levadas a cabo pela Polícia Judiciária.

O caso do desaparecimento da peça, uma réplica da “Roda da vida” de António Augusto da Costa Motta, da coleção Vieira Natividade, foi conhecido há cerca de um ano, quando a Direção-Geral do Património Cultural foi notificada de uma investigação em curso no Departamento de Instrução e Ação Penal. Em fevereiro deste ano, a PJ fez saber que tinha recuperado a escultura e que Rui Rasquilho, diretor do Mosteiro aquando do desaparecimento da peça, era suspeito de se ter apropriado da mesma. Em julho, o Ministério Público deduziu acusação contra o historiador, mas veio a provar-se que não houve crime. 

Contactado pelo REGIÃO DE CISTER, Rui Rasquilho escusou-se a prestar declarações sobre o assunto, reservando uma tomada de posição para “mais tarde”.

 

AD Footer

Autogestão

Artigos Relacionados

Autogestão

É impossível ignorar a sensação de que a sociedade civil está sozinha neste país. Tem sido sintomático. É...

“A Polvinha Pitosga” é o novo título de Isabel Ricardo

“A Polvinha Pitosga”, o 45.º livro de Isabel Ricardo, já está disponível nas principais livrarias do País.A publicação...

Graffito estreia presença física em Espanha com pop-up

A A Graffito, marca portuguesa especializada em materiais e equipamentos para cerâmica, sediada na Zona Industrial do Casal...

Porto de Mós é o 4.º no consumo de combustível por habitante no distrito

Porto de Mós foi o 4.º município do distrito de Leiria com maior consumo de combustível automóvel por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!