"A Terra Tremeu" na Escola Secundária D. Inês de Castro

A Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, "tremeu" esta segunda-feira. A iniciativa de âmbito nacional, que teve início às 11:05 horas, consistiu na simulação de um sismo e atuação dos meios de socorro. 

Após o toque de alerta, os estudantes seguiram os três passos indicados: baixar, proteger e aguardar. Com o início do segundo sinal sonoro, os participantes foram encaminhados para o campo de jogos no exterior e organizaram-se por turmas, sempre sobre o olhar atento do comandante operacional do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, Carlos Guerra. 

A equipa cinotécnica da PSP, acompanhada por elementos da Corporação dos Bombeiros de Alcobaça, entrou no edíficio escolar onde realizaram dois exercícios de busca e salvamento. Após o aval dos meios de socorro, foi restabelecido o normal funcionamento da escola. 

O evento foi considerado um sucesso pelo diretor da Esdica, Gaspar Vaz, que sublinhou a "importância de ações semelhantes para a educação e preparação da comunidade em caso de sismo". 

"A Terra Treme" é uma iniciativa anual promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil direcionado a toda a população, com maior enfoque na comunidade escolar.