Quarta-feira, Novembro 26, 2025
Quarta-feira, Novembro 26, 2025

O que nos Motiva?

Data:

Partilhar artigo:

A maioria das teorias que explicam MOTIVAÇÃO observam-na através de uma ótica que a define enquanto processo que tenta explicar fatores de ativação, direção e manutenção da conduta dos indivíduos; isto é, de ativação, direção e manutenção de determinados comportamentos, face a um objetivo desejado.

Seja qual for a perspetiva, devemos sempre ter em conta que motivação se divide em dois tipos: a motivação intrínseca e a extrínseca. Na primeira temos o controlo da conduta sob influência do meio externo – que é exterior ao nosso corpo físico e emocional. Na 2ª o controlo depende unicamente de nós enquanto sujeitos no controlo de interesses e disposições internas.

Na prática, para entendermos o mecanismo teremos de associar o conceito de “meta” ao de motivação. A interligação é irrefutável. A motivação extrínseca traz-nos as metas externas, as que são delimitadas através dos que “produzem em nós condutas”, ou seja, dos que produzem todos os comportamentos que temos, e que estão à “superfície” da essência do nosso “eu verdadeiro”.  Estes comportamentos são os que realizamos com a finalidade de receber “recompensas” ou “evitar punições externas” de alguma ordem. São os que se focam na imagem que os outros têm do “eu”, e não do “eu verdadeiro”. A motivação intrínseca associa-se às metas internas, querepresentam todas as condutas que são por si satisfatórias para o nosso “eu verdadeiro” por se alinharem com a essência do real sem enfoque no que é externo.

Região de Cister - Assine Já!

Em contexto educativo, motivação extrínseca, seria, por exemplo, o aluno que só se impulsiona com o estudo pelo prisma da competição: notas altas e superiores ao próximo; por oposição, a motivação intrínseca seria o aluno cuja motivação para o estudo se prende com o objetivo de desenvolvimento de competências – ou seja, a autorrealização. A verdade é que a motivação é algo  pessoal. O que aciona este “gatilho” representa um universo de possibilidades. Certo é que, o que quer que motivação “seja”, passará sempre por “fazer acontecer algo”. Implica uma ação; a saída de um estado de inércia. Implica traçar metas, ser resistente e alcançar objetivos. E a vós, o que vos motiva?

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

S.A. Marionetas recuperam novo título do teatro tradicional Dom Roberto

A S.A.Marionetas assinala a estreia da peça “O Marquês de Pombal e os Jesuítas”, no Armazém das Artes,...

Ministro da Educação realça importância dos CTE para futuro da educação em Alcobaça

A Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, assinalou um marco importante da escola-sede do Agrupamento...

Executivo da Junta de Turquel formado após acordo entre PSD e Chega

Um acordo entre o PSD e o Chega permitiu viabilizar o executivo para a Junta de Turquel na...

Bairro Feliz do Pingo Doce apoia causas locais nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré

A criação de um espaço sensorial Snoezelen, destinado ao relaxamento e inclusão de alunos com necessidades especiais, do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!