Domingo, Novembro 27, 2022
Domingo, Novembro 27, 2022

Ana Pagará defende novo modelo de promoção do Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

A diretora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça defendeu a implementação de um novo modelo de promoção turística do monumento durante uma conferência em Troyes.

Numa apresentação, que se seguiu à assembleia geral da Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses, intitulada “Mosteiro de Alcobaça: Por uma nova estratégia cultural e turística”, Ana Pagará apresentou a nova estratégia cultural e turística já em fase de implementação no Mosteiro e que tem como principal vector a recuperação e a afirmação da identidade do monumento, a qual radica no “Mundo Cisterciense”. 

Nesse sentido, a diretora do Mosteiro chamou a atenção para a necessidade de se refletir e promover a reflexão no seio da Carta, sobre os desafios que se colocam no mundo contemporâneo e as estratégias adotadas e a adotar pelos gestores dos monumentos cistercienses face aos perigos da globalização e do crescente papel da economia (turismo), considerada “fundamental para a sustentabilidade destes mesmos monumentos”.

Região de Cister - Assine Já!

A diretora do Mosteiro salientou ainda a importância do trabalho em parceria com outras entidades para a gestão do monumento, em particular, no âmbito da programação cultural, tendo destacado, como principal parceira, a Câmara de Alcobaça. Enumerou ainda vários eventos-âncora de que o Mosteiro é parceiro, nomeadamente o festival Cistermúsica, um dos festivais mais antigos da Europa que se realizam em espaços cistercienses, o Festival Internacional do Acordeão e, mais recentemente, o Festival Books&Movies, promovido pelo Município.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!