Quinta-feira, Julho 7, 2022
Quinta-feira, Julho 7, 2022

Ana Pagará defende novo modelo de promoção do Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

A diretora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça defendeu a implementação de um novo modelo de promoção turística do monumento durante uma conferência em Troyes.

Numa apresentação, que se seguiu à assembleia geral da Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses, intitulada “Mosteiro de Alcobaça: Por uma nova estratégia cultural e turística”, Ana Pagará apresentou a nova estratégia cultural e turística já em fase de implementação no Mosteiro e que tem como principal vector a recuperação e a afirmação da identidade do monumento, a qual radica no “Mundo Cisterciense”. 

Nesse sentido, a diretora do Mosteiro chamou a atenção para a necessidade de se refletir e promover a reflexão no seio da Carta, sobre os desafios que se colocam no mundo contemporâneo e as estratégias adotadas e a adotar pelos gestores dos monumentos cistercienses face aos perigos da globalização e do crescente papel da economia (turismo), considerada “fundamental para a sustentabilidade destes mesmos monumentos”.

A diretora do Mosteiro salientou ainda a importância do trabalho em parceria com outras entidades para a gestão do monumento, em particular, no âmbito da programação cultural, tendo destacado, como principal parceira, a Câmara de Alcobaça. Enumerou ainda vários eventos-âncora de que o Mosteiro é parceiro, nomeadamente o festival Cistermúsica, um dos festivais mais antigos da Europa que se realizam em espaços cistercienses, o Festival Internacional do Acordeão e, mais recentemente, o Festival Books&Movies, promovido pelo Município.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!