Domingo, Junho 22, 2025
Domingo, Junho 22, 2025

Festas de São Lourenço retomadas 40 anos depois

Data:

Partilhar artigo:

Foram retomas na Maiorga as tradicionais festas em honra de São Lourenço. Passados 40 anos a tradição voltou a sair às ruas da aldeia. Já está a ser criada uma comissão, que neste momento conta já com cerca de 15 elementos, para dar continuidade aos festejos.

Foram retomas na Maiorga as tradicionais festas em honra de São Lourenço. Passados 40 anos a tradição voltou a sair às ruas da aldeia. Já está a ser criada uma comissão, que neste momento conta já com cerca de 15 elementos, para dar continuidade aos festejos.

As festas, no parque de estacionamento, decorreram entre domingo e esta quarta-feira. Também a procissão teve o acompanhamento do juiz Sérgio Rocha e da juíza Paula Santos, que seguravam a bandeira do santo padroeiro junto do prior. Além disso, as fogaças em madeira também desfilaram na procissão cheias de alimentos. “É uma riqueza voltar a ver a terra da Maiorga com esta tradição. Os mais antigos estavam emocionados ao recordar as festividades de antigamente”, testemunha António André, membro da Comissão e antigo organizador das festividades. Houve também uma tasquinha com comes e bebes, que se encheu de pessoas durante os quatro dias de festa, em honra do padroeiro São Lourenço.

Região de Cister - Assine já!

Para os próximo anos, foram nomeados os juízes Rogério Santos e Mabília Antunes. Pretende-se ainda acrescentar mais uma banda filarmónica ao peditório e retomar com o fogo preso. “Este ano tivemos apenas a Banda Filarmónica da Maiorga a percorrer as ruas da freguesia. Vamos ver se o povo da Maiorga vai conseguir manter esta tão bela tradição”, salienta António André, que conta a história também do povo desta freguesia.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cláudio Azoia é o novo presidente do HC Turquel

Cláudio Azoia foi eleito, na passada sexta-feira, presidente do Hóquei Clube de Turquel. O ex-vogal da Direção do...

Montes acolheu festa dos Bombeiros de Pataias

Nos Montes, a emoção foi bem visível, no passado dia 15, no final do discurso do presidente da...

APA faz derrocadas em rocha com risco de rutura iminente na Nazaré

Por existir, na arriba do Sítio, uma massa rochosa “com fortes sintomas de instabilidade e indícios de rotura...

CDU volta a apresentar João Paulo Delgado como cabeça de lista à Câmara da Nazaré

João Delgado volta a ser o candidato pela CDU à Câmara da Nazaré nas eleições autárquicas. “Com uma trajetória...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!