Terça-feira, Abril 23, 2024
Terça-feira, Abril 23, 2024

A nossa terra. Não a grande, a pequenina

Data:

Partilhar artigo:

Por estes dias, centenas de chefes de estado, milhares de burocratas e outros tantos ambientalistas discutiram, em Paris, no âmbito e à margem da cimeira do clima, a necessidade de reduzir a emissão de gases que provocam efeito de estufa no nosso planeta. E que tem a nossa terra com isto? Tem tudo, é a nossa terra que está em risco. 

Não vou insistir nas consequências do aumento da temperatura média e no rol de catástrofes anunciadas fruto das muitas feridas que já foram infligidas ao nosso frágil pedaço de mundo.  

Todos conhecemos o horror que sucede a uma seca extrema ou a um furacão. Os efeitos de uma calamidade natural são tão ou mais devastadores que os de uma guerra. E a verdade é que estamos, pelo menos desde a revolução industrial, em guerra com o nosso planeta e nem nos damos conta. 

Região de Cister - Assine já!

Não podemos resolver os problemas do planeta mas podemos, e devemos, valorizar a nossa rua, o nosso quintal, o nosso vaso. 

No entanto, estas questões, tratadas ao mais alto nível, parecem distantes e o nosso gesto indiferente. Mas não é. Não podemos resolver os problemas do planeta mas podemos, e devemos, valorizar a nossa rua, o nosso quintal, o nosso vaso. O respeito por cada pedaço de natureza reflete-se, justamente, na estima com que tratamos cada coisa à nossa volta, começando pela beleza contida numa simples folha de erva.

A natureza é muito ampla, começa no infinitamente pequeno e prolonga-se no infinitamente grande. E o infinito é impensável para a maioria dos humanos, com exceção, talvez, dos poetas. “Creio que uma folha de erva não é menos que a jornada das estrelas” cantou Walt Whitman. Cuidemos, pois, do nosso pedaço pequenino de terra, se o fizermos talvez possamos continuar a ver o Sol

 

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!