Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

A nossa responsabilidade social

Data:

Partilhar artigo:

Esta coluna chama-se “responsabilidade social”. Neste título cabem muitas definições que, por natureza, são o contraponto dos nossos direitos enquanto cidadãos. Algumas são óbvias, embora, na maioria dos casos, seja necessário transformar responsabilidades em obrigações para que sejam respeitadas. Os impostos, por exemplo. Devemos pagá-los, mas poucos o fariam se não fossem obrigatórios. E, no entanto, todos sabemos que é dessa nossa contribuição que resultam as verbas que permitem criar e manter os equipamentos e os serviços de utilidade pública. Desde os mais básicos, como a saúde, a educação ou o sistema de segurança social, até aqueles que, de tão presentes, nem nos lembramos de valorizar, como a rede viária, o saneamento, a cultura ou a segurança.

Mas a nossa responsabilidade social não se esgota nos nossos deveres para com o Estado. A nossa responsabilidade individual exprime-se sob múltiplas formas. Determina a forma como cuidamos, por exemplo, da nossa saúde. Sempre que não cumprimos um conselho médico, estamos a ser negligentes connosco e com os outros, porque o nosso desleixo vai implicar sofrimento aos que nos querem e custos acrescidos para a saúde. 

A nossa responsabilidade individual exprime-se sob múltiplas formas. Determina a forma como cuidamos, por exemplo, da nossa saúde.

Quando não estudamos porque temos mais que fazer e chumbamos um ano, estamos a consumir recursos de educação que poderiam ser empregues a ajudar quem precisa de um apoio extra. Quando deitamos uma garrafa pela janela fora numa estrada, estamos a poluir o que é de todos e quando nos abstemos de manter caiadas as paredes do nosso muro, estamos a tornar mais feia a nossa terra e, portanto, a desvalorizar o património coletivo.

Região de Cister - Assine já!

Ser responsável dá, portanto, muito trabalho. Desde logo, implica um esforço de reflexão individual. Obriga-nos a olhar para nós e para o que nos rodeia e analisar, todos os dias, o que poderemos fazer para melhorar. 

Melhorar a nossa casa, a nossa rua, a nossa terra, o nosso País e apoiar quem os habita, sejam pessoas ou animais, familiares ou ilustres desconhecidos que vêm de longe.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!