Quarta-feira, Maio 7, 2025
Quarta-feira, Maio 7, 2025

Programa de defesa pessoal de Hugo Matos vai além fronteiras

Data:

Partilhar artigo:

Prova de que os homens não se medem aos palmos é Hugo Matos, que mede 1.63 metros de altura mas tem mais força do que muitos homens juntos. A resistência física do alcobacense culminou na criação do programa OSD (Operational Sapiens Defense), cujo objetivo é a defesa pessoal. 

Prova de que os homens não se medem aos palmos é Hugo Matos, que mede 1.63 metros de altura mas tem mais força do que muitos homens juntos. A resistência física do alcobacense culminou na criação do programa OSD (Operational Sapiens Defense), cujo objetivo é a defesa pessoal. 

Anos a fio de competição em desportos de combate deram-lhe títulos, a que até já perdeu a conta, know-how e respeito dos amantes da modalidade. Dirige há 24 anos uma academia com o seu nome, sediada em Alcobaça, e nas poucas horas que tinha vagas começou a preparar, juntamente com a mulher, Regina Piedade, o “programa de defesa pessoal urbana, adequado aos tipos de crimes atuais”, explica Hugo Matos. 

Região de Cister - Assine Já!

O programa já está a ser executado, tanto por donas de casa “que querem saber como se defender numa situação de perigo”, como pelos “melhores guarda-costas do mundo”, passando ainda pelos “militares que atuam em locais como Kosovo, Congo, Iraque e Afeganistão”.

Isto porque, a OSD “se divide em três linhas diferentes: civil, policial e militar, cada uma com trabalho diferenciado e ajustado a cada realidade”, sublinha o mestre.

Deste programa deriva a OSDIA (Operational Sapiens Defense International Association), nome que deu à sua academia quando se tornou associação, contando já com representantes no Brasil, Canadá, Bélgica, França e Alemanha. 

Neste momento só falta “registar e patentear a OSD, o logótipo da marca e o processo evolutivo do programa”, acrescenta o alcobacense. 
Em treinos intensivos, no máximo de dez dias, Hugo Matos deixa “os alunos” treinados para “controlar tumultos, exercer proteção pessoal eficazmente, ou autodefesa militarizada em milésimos de segundo”. 

Lá fora, passaram-lhe pelas mãos centenas de homens que combatem o narcotráfico industrial e forças militarizadas policiais das mais destacadas do mundo. A preparação tem de ser rigorosa, já que “a OSD só resulta se for muito letal, muito rápida e muito verdadeira”, enaltece.

O gosto pelos desportos de combate acompanha-o desde os 4 anos quando, pela primeira vez, viu um homem vestido com um “gui” (fato de karaté) de cinturão negro, recordando com nostalgia que “ficou apaixonado”. 

Hoje em dia, a paixão é a mesma, mas em dimensões desmedidas. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Seu Jorge dá concerto em Alcobaça em agosto

Seu Jorge está de regresso a Portugal e tem passagem marcada por Alcobaça no próximo dia 9 de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!