Sábado, Abril 27, 2024
Sábado, Abril 27, 2024

Futebol: Biblioteca apresenta plantel para a nova época

Data:

Partilhar artigo:

A Biblioteca Instrução e Recreio é uma das grandes novidades da temporada 2018/19 na AF Leiria, tendo conseguido reunir as condições necessárias para voltar a ter equipa de futebol sénior.

A Biblioteca Instrução e Recreio é uma das grandes novidades da temporada 2018/19 na AF Leiria, tendo conseguido reunir as condições necessárias para voltar a ter equipa de futebol sénior.

O grande responsável por este regresso, seis anos depois da extinção da equipa, é o jovem Iúri Libânio, que avançou por entender “que o clube devia dar continuidade à formação”, onde é treinador já há quatro anos, e “que os jogadores não deviam chegar ao seniores e deixar simplesmente de jogar ou ir para outro clube“, explica o próprio, que assume não só a função de treinador, como também a de coordenador da secção de futebol sénior.

Região de Cister - Assine Já!

A ideia surgiu no final da última época, e a partir daí o técnico foi “perceber o que era necessário fazer“ e falou com a Direção do clube, que “sempre se mostrou disponível para ajudar a concretizar o projeto“. Só havia dois “problemas“: “arranjar condições financeiras e uma estrutura estável para assumir o projeto“, explica Iúri Libânio.

Depois de reunir os apoios, o novo técnico da Biblioteca sente que a equipa que construiu lhe dá “garantias para os objetivos a que se propõe“, que passam “a curto prazo, e primeiro que tudo, trazer de volta aqueles jogadores que deixaram de jogar só porque o clube não tinha plantel sénior“ e “mais para a frente, a longo prazo, conseguir subir de divisão“, completa Iúri Libânio, que frisa ainda que “80% dos jogadores inscritos tinham deixado de jogar futebol“ e por isso assume que “o primeiro objetivo está a ser cumprido“.

Iúri Libânio liderou o projeto de recuperar o futebol sénior da BIR por entender “que os jogadores da formação não deviam simplesmente de deixar de jogar“. Por isso, foi “perceber o que era preciso fazer“ e pôs mãos à obra, explica o jovem técnico

Quanto ao plantel, o técnico conta com 27 jogadores. Na baliza João Tavares (ex-júnior EAS Marinha) e André Carvalho (ex-júnior Nazarenos) farão a sua estreia no escalão. 

A defesa fica a cargo de Rui Veríssimo e Samuel Limpinho (ambos ex-Nazarenos), Hugo Fonseca (ex-Vidreiros) e Diogo Duarte (ex-Alfeizerense), que volta assim ao ativo depois de uma época parado. Também André Santos, Tiago Ratinho, Pedro Oliveira, João Santos – quatro jogadores da formação valadense que tinham deixado de praticar a modalidade – e Simão Monteiro (ex-Carrières) fazem parte do setor mais recuado. No meio-campo João Mór, Gonçalo Lopes e Daniel Moreira também pertencem a este grupo de jogadores. Ainda no miolo do terreno Gonçalo Reis, Rodrigo Pio, Rui Vidinha e Tomás Pereira, provenientes dos juniores do Ginásio, juntamente com Bernardo Pereira (ex-júnior Nazarenos), André Romão (ex-Alfeizerense), Miguel Germano (ex-Pederneirense) e Carlos Gouveia (ex-BIR futsal) são os restantes jogadores escolhidos pelo técnico.

A frente de ataque fica entregue a Alexandre Vinagre (ex-Alfeizerense), Frederico Reis (ex-Casal Velho B), Pedro Rodrigues (ex-HC Turquel), Bruno Mendes e Rafael Henriques (ambos da formação do clube).

O técnico assume ainda que “o plantel está fechado”, no entanto tem “vários jogadores que estão a treinar e que podem integrar uma segunda lista de inscrições, desde que sejam mais-valias para a equipa“.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!