Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Vereadores do PS reclamam solução para dívida dos centros escolares em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Os vereadores do PS na Câmara de Alcobaça aproveitaram a última sessão do executivo municipal para reclamar uma solução da dívida da Cister Equipamentos SA, que se aproxima dos 50 milhões de euros.

Os vereadores do PS na Câmara de Alcobaça aproveitaram a última sessão do executivo municipal para reclamar uma solução da dívida da Cister Equipamentos SA, que se aproxima dos 50 milhões de euros.

Recordando que a autarquia “nunca pagou os seus compromissos a esta empresa porque o Tribunal de Contas ‘chumbou’ os negócios”, Cláudia Vicente e César Santos “exigem ação” da maioria social-democrata “já no início de 2019”.

Região de Cister - Assine Já!

“Os orçamentos dos centros escolares de Alcobaça e Benedita e do pavilhão de Évora foram abaixo de 16 milhões de euros. A cada ano que passa a dívida aumenta em 5 milhões de euros. Ainda poderemos ir a tempo de tentar negociar uma solução e poupar muitos milhões de euros”, consideram os socialistas.

A construção daqueles equipamentos só foi possível devido à concretização de uma parceria público-privada com que a Câmara de Alcobaça, então liderada por Gonçalves Sapinho, torneou a impossibilidade de contrair os empréstimos necessários para a realização das obras. Porém, o Tribunal de Contas nunca concedeu o visto e a autarquia ficou, assim, impossibilitada de começar a pagar as rendas que tinha acordado com a empresa municipal constituída para o efeito. O processo arrasta-se há uma década.

Ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Câmara de Alcobaça disse “estranhar” a tomada de posição pública dos vereadores do PS, dado que a mesma se seguiu a uma reunião de Câmara em que o processo foi “todo explicado aos vereadores” e ficara acertado que o assunto seria alvo de “tomada de posição no início do ano”. “Temos uma estratégia, que a seu tempo será anunciada. O assunto está a ser tratado pelos advogados”, concluiu Paulo Inácio.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Hóquei: Alcobacense aplica goleada histórica e segura liderança

Manuel Neves e Tiago Jorge festejaram cinco golos cada. Hélder Ricardo celebrou quatro remates certeiros e Francisco Fernandes...

Futebol: Defesa João Silva chega aos 30 jogos na temporada

O Penafiel venceu no reduto do Tondela (1-0), este sábado, em jogo da 29.ª jornada da 2.ª Liga,...

Futsal: Sub-19 do CCRD Burinhosa em vantagem diante do CRP Ribafria

Uma vitória na aldeia do futsal, este domingo (17 horas), bastará à equipa de sub-19 do CCRD Burinhosa...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!