Sexta-feira, Dezembro 2, 2022
Sexta-feira, Dezembro 2, 2022

Vereadores do PS reclamam solução para dívida dos centros escolares em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Os vereadores do PS na Câmara de Alcobaça aproveitaram a última sessão do executivo municipal para reclamar uma solução da dívida da Cister Equipamentos SA, que se aproxima dos 50 milhões de euros.

Os vereadores do PS na Câmara de Alcobaça aproveitaram a última sessão do executivo municipal para reclamar uma solução da dívida da Cister Equipamentos SA, que se aproxima dos 50 milhões de euros.

Recordando que a autarquia “nunca pagou os seus compromissos a esta empresa porque o Tribunal de Contas ‘chumbou’ os negócios”, Cláudia Vicente e César Santos “exigem ação” da maioria social-democrata “já no início de 2019”.

Região de Cister - Assine já!

“Os orçamentos dos centros escolares de Alcobaça e Benedita e do pavilhão de Évora foram abaixo de 16 milhões de euros. A cada ano que passa a dívida aumenta em 5 milhões de euros. Ainda poderemos ir a tempo de tentar negociar uma solução e poupar muitos milhões de euros”, consideram os socialistas.

A construção daqueles equipamentos só foi possível devido à concretização de uma parceria público-privada com que a Câmara de Alcobaça, então liderada por Gonçalves Sapinho, torneou a impossibilidade de contrair os empréstimos necessários para a realização das obras. Porém, o Tribunal de Contas nunca concedeu o visto e a autarquia ficou, assim, impossibilitada de começar a pagar as rendas que tinha acordado com a empresa municipal constituída para o efeito. O processo arrasta-se há uma década.

Ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Câmara de Alcobaça disse “estranhar” a tomada de posição pública dos vereadores do PS, dado que a mesma se seguiu a uma reunião de Câmara em que o processo foi “todo explicado aos vereadores” e ficara acertado que o assunto seria alvo de “tomada de posição no início do ano”. “Temos uma estratégia, que a seu tempo será anunciada. O assunto está a ser tratado pelos advogados”, concluiu Paulo Inácio.

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!