Sexta-feira, Abril 10, 2026
Sexta-feira, Abril 10, 2026

Ferradores escolhem Alcobaça para sede de associação nacional

Data:

Partilhar artigo:

Está oficialmente constituída a Associação Portuguesa de Ferradores (APF), cuja sede social está na cidade de Alcobaça. A tomada de posse dos órgãos sociais para o triénio 2019-2021 decorreu, de forma informal e descontraída, no espaço do Alcobaça Equestre, na Feira de São Bernardo. 

Está oficialmente constituída a Associação Portuguesa de Ferradores (APF), cuja sede social está na cidade de Alcobaça. A tomada de posse dos órgãos sociais para o triénio 2019-2021 decorreu, de forma informal e descontraída, no espaço do Alcobaça Equestre, na Feira de São Bernardo. 

Presidida por Carlos Luís, esta associação foi criada “para responder às necessidades e anseios dos profissionais desta área, procurando defender os seus interesses, promover e divulgar a profissão e estimular a formação inicial e contínua de todos os ferradores”, realçou o presidente da Direção. 

Região de Cister - Assine Já!

“Há muitos anos que havia a vontade de nos associar, mas não tem sido fácil concretizar. No ano passado, fui convidado para ir a Barcelona a uma reunião da associação europeia de ferradores e convidado para fazer um curso certificado europeu de ferradores e por que não aproveitar para nos reunirmos e criamos a associação”, recordou Carlos Luís, que pretende, desde já, “certificar os ferradores que existem em Portugal”. “É uma mais-valia para todos. Merecemos ter o nosso nome e ser reconhecidos na sociedade civil”, sublinha o dirigente ao REGIÃO DE CISTER. 

“É muito importante que haja um interlocutor qualificado para o setor e que facilite o diálogo entre as instituições, salientou diretor-geral da Alimentação e Veterinária, um dos convidados da recém-associação para a cerimónia. Fernando Bernardo considerou também que “a profissão de ferrador tem sido esquecida aos olhos da sociedade, carecendo de resgate”. 

E não foi por acaso que Alcobaça foi o local escolhido para ser a sede social da Associação Portuguesa de Ferradores. Estima-se que haja 300 ferradores em Portugal, dos quais, pelo menos, uma dezena labora no concelho de Alcobaça. “Não conheço outro concelho que tenha esse número de ferradores no ativo”, nota Carlos Luís, adiantando que “quer juntar o máximo possível para nos valorizarmos”. 

“Sou natural de Alcobaça, estive fora 23 anos, mas voltei. E já que sou da terra, comecei cá a profissão e sou presidente da associação, por que não começar a associação em Alcobaça?”, adiantou o presidente da Direção, o único alcobacense entre os membros dos órgãos sociais da APF. A APF realizou ainda uma demonstração de forja e ferração de cavalos para a Feira de São Bernardo. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Especial aniversário: Uma história de amor que perdura há 28 anos nos Bombeiros de São Martinho do Porto

Um incêndio urbano quase adiou o casamento entre Catarina Caçoila e Rodrigo Rodrigues, mas a história encarregou-se de...

Especial aniversário: Leonardo Vieira: uma história de entrega nos bombeiros de Mira de Aire

Leonardo Vieira nasceu e cresceu na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira de Aire. Aos 7 anos...

Especial aniversário: Bombeiros de Porto de Mós restauraram primeira viatura para preservar memórias

Restaurar a primeira viatura é mais do que apenas restaurar um carro. É restaurar o passado que a...

Especial aniversário: Entre o crescimento na corporação juncalense, o comando e a vontade de continuar a servir

Saiu do comando por entender que era tempo de dar lugar a outros, mas acabou por regressar poucos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!