Quarta-feira, Outubro 29, 2025
Quarta-feira, Outubro 29, 2025

Ser feliz

Data:

Partilhar artigo:

Augusto Cury diz-nos que a felicidade está ao alcance de todos. Para alcançá-la basta aprender a treinar as emoções. Parece simples. Será que é? Se de imediato considerou que é um processo difícil, saiba que não está errado. É por isso que requer treino e empenho. Mas repare; Cury mostra-nos que somos capazes, porque, na verdade, todos já realizámos o feito mais difícil de todos – “já vencemos a mais árdua corrida disputada por um ser vivo” – mas que corrida é esta, perguntam? É a corrida da vida. “Fecundámos o óvulo e dividimo-nos milhões de vezes até nos tornarmos um ser inteligente”. Portanto, segundo o psicoterapeuta, “jamais nos devemos sentir inferiores ou menos capazes”, ao fazê-lo injustiçamos a própria vida. Sequencialmente, Cury confronta-nos com a questão: “Sabe o que pensou na corrida da vida? Nada! Você ainda não pensava! Se pensasse talvez tivesse desistido. O passo mais importante da vida foi dado na ausência de ideias”.

É nesta revelação esclarecedora que Cury fundamenta a importância da gestão dos pensamentos e das emoções inerentes, por ser uma ação que não se dissocia da construção da felicidade. O autor considera que “sempre que pensamos num obstáculo, ele paralisa-nos (…) pensar com lucidez é necessário (obviamente), mas pensar excessivamente nas dificuldades que atravessamos trava a inteligência e rouba a esperança”. Cury considera que pensamos muito e sentimos pouco. Mas é preciso saber “sentir”, refere. É urgente “aprender a navegar nas águas da emoção”; e admitindo que não é fácil, questiona-nos novamente: “Por que razão têm aumentado as doenças psíquicas? Nunca tivemos uma indústria de lazer tão grande e um Homem tão triste”.

Na atualidade impera a “ansiedade, irritabilidade, alteração do sono, fadiga excessiva – o caos da saúde emocional”. Vivemos sufocados por ideias negativas. Cury mostra-nos que temos o poder de gerir as “ideias negativas que nos perturbam silenciosamente para que estas não nos aprisionem a emoção”. É nesta gestão que reside a felicidade. Até à próxima maré… até lá, “treine muito” e seja FELIZ!

Região de Cister - Assine Já!
AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Guia gastronómico perpetua receitas antigas (e esquecidas) de Serro Ventoso

Um novo guia gastronómico que valoriza a cozinha e os pratos típicos de Serro Ventoso já está disponível,...

CD Pataiense renova sede e planeia retomar futebol jovem

Telmo Moleiro foi reeleito presidente do Clube Desportivo Pataiense (CDP) na assembleia-geral realizada a 26 de setembro. No...

Misericórdia de Alcobaça inaugura residências assistidas

Foram inauguradas, no passado dia 15, as residências assistidas da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, num acontecimento...

Bairro Feliz do Pingo Doce tem oito causas em votação na região

O programa Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce, tem oito causas em votação nas lojas da região, com...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!