Terça-feira, Abril 16, 2024
Terça-feira, Abril 16, 2024

Covid-19: Sobe para três o número de casos positivos no concelho de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Subiu para três o número de casos confirmados de Covid-19 no concelho de Alcobaça, segundo o balanço da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria (CDPCL), divulgado na madrugada desta terça-feira.

Subiu para três o número de casos confirmados de Covid-19 no concelho de Alcobaça, segundo o balanço da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria (CDPCL), divulgado na madrugada desta terça-feira.

O terceiro caso contabilizado é do enfermeiro que estava a prestar serviço na urgência do Hospital de Peniche, entretanto encerrada, e que tem residência no concelho de Alcobaça. O profissional de saúde está a cumprir o isolamento em casa.

Região de Cister - Assine já!

Entretanto, há um quarto caso que ainda não consta no relatório da CDPCL: uma idosa, de 86 anos, residente no Lar de Nossa Senhora da Conceição, em Turquel, que testou positivo para Covid-19. A mulher foi transportada pelos Bombeiros da Benedita no domingo de manhã para o Hospital de Leiria, “já com sintomas da Covid-19”, disse ao REGIÃO DE CISTER o comandante daquela corporação. O resultado positivo foi detectado esta segunda-feira à noite, confirmou à Lusa o presidente da Câmara de Alcobaça.

De acordo com Paulo Inácio, as autoridades de saúde estão a articular-se para “serem testados todos os funcionários e utentes” do Lar de Nossa Senhora da Conceição e “estão a ser criadas zonas de separação para pessoas que apresentam sintomas”.

À Lusa, Luis Santos, sócio do lar, confirmou que “há outros utentes e funcionárias com sintomas”, mas a administração “ainda não obteve das autoridades de saúde a garantia de que todos serão testados”. A administração afirmou ainda que “há outros utentes internados, com outras patologias”, mas não há mais nenhum caso confirmado de covid-19.

O lar de Nossa Senhora da Conceição tem 36 idosos em permanência e 19 trabalhadores.

Há “formalmente” três casos do novo coronavírus em Alcobaça: a mulher de Pataias regressada de França, o homem da Benedita internado há cerca de um mês no Hospital e o enfermeiro que estava de serviço no Hospital de Peniche. A idosa do lar será o quarto caso positivo do concelho, que será divulgado no próximo boletim da CDPCL.

Do último relatório divulgado, o número de indivíduos em vigilância ativa no concelho de Alcobaça subiu para 151. O caso positivo do médico que esteve ao serviço do Hospital de Alcobaça, mas que não conta para os números do concelho por não ter cá residência, terá contribuído para este aumento de casos em vigilância, uma vez que todos os profissionais de saúde que estiveram em contacto com o médico suspenderam funções e estão em isolamento profilático. Também os doentes que contactaram com o médico já foram identificados.

O concelho da Nazaré permanece sem casos positivos, com 26 casos em vigilância ativa. Já o concelho de Porto de Mós tem dois casos confirmados de Covid-19, regista um óbito e tem 29 pessoas sob vigilância.

 
 
AD Footer

Artigos Relacionados

Três mulheres identificadas pela PSP de Alcobaça por furtos em hipermercados

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Alcobaça intercetou e identificou, na passada terça-feira, dia 9 de abril,...

Circulação alternada de trânsito na EN362, no concelho de Porto de Mós

A EN362, na Ribeira de Cima, concelho de Porto de Mós, está a ser alvo de uma intervenção...

E se fôssemos um País de Poetas?

este mesmo ano em que celebramos os 500 anos do nascimento do nosso poeta maior, Camões, pergunto-me como...

Jüra nomeada para os prémios Play

Jüra está entre os nomeados da 6.ª edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa. A cantora e...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!