Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Hélder Nunes: “Vamos continuar a apostar na formação”

Data:

Partilhar artigo:

O presidente do Ginásio fez um balanço dos dois anos de mandato e em entrevista ao REGIÃO DE CISTER lançou os dados para uma nova candidatura. Hélder Nunes deverá recandidatar-se ao cargo na Assembleia-Geral, que deve realizar-se este mês.

O presidente do Ginásio fez um balanço dos dois anos de mandato e em entrevista ao REGIÃO DE CISTER lançou os dados para uma nova candidatura. Hélder Nunes deverá recandidatar-se ao cargo na Assembleia-Geral, que deve realizar-se em julho.

REGIÃO DE CISTER > Vai recandidatar-se ao cargo de presidente?
Hélder Nunes > Estamos a reunir condições para preparar uma nova candidatura. Pretendemos fazer um trabalho de melhoria contínua a nível desportivo, formativo e social, para tornar o clube estruturalmente mais forte para chegar a patamares superiores.

Região de Cister - Assine já!

RC > Que balanço faz dos dois anos em que lidera o clube?
HN > Foram quase dois anos de muita aprendizagem, muitas trocas de ideias e sobretudo muito consenso entre os elementos que comigo abraçaram este projeto, tais como funcionários do clube e os que não pertenceram aos orgãos sociais do clube, mas cuja participação foi determinante. Também os treinadores e jogadores foram sempre parte das soluções.    

RC > O que fica por fazer neste primeiro mandato?
HN > Dar melhores condições aos sócios, conseguir melhorar infraestruturas, redimensionar todo o projeto de clube, melhorar estatutos… Mas também tivemos grandes vitórias como a certificação da FPF, a Bandeira da Ética, o trabalho desenvolvido no âmbito do impacto social, a plataforma informática de gestão desportiva, a vertente formativa para pais, adeptos, jogadores, treinadores e dirigentes.  

RC > Duas épocas estáveis da equipa principal na Honra distrital. O Ginásio não ambiciona a subida aos nacionais?
HN > A Direção do Ginásio entende que não é proveitoso subir aos nacionais para voltar a descer no ano seguinte. A manutenção nos nacionais exige outro tipo de estruturas desportivas e financeiras que neste momento o clube não tem. Ambicionamos sempre os nacionais, mas se pudermos vamos ganhar tempo, criando estrutura para podermos permanecer no escalão.

RC > Quais os planos para a nova época?
HN > Pretendemos ter os mesmos escalões da época passada, ficando por definir o número de equipas a criar. Já há equipas técnicas e jogadores confirmados que brevemente vão ser apresentados.

RC > A aposta do clube vai passar pela formação?
HN > O Ginásio vai continuar a apostar na formação para integrar a equipa sénior. Nesta época a equipa principal teve 13 atletas cuja formação foi feita essencialmente no clube. Teremos sempre que recrutar alguns jogadores fora deste âmbito para conseguirmos ter equipas competitivas e para colmatar lugares específicos na equipa que não poderemos preencher com a formação. Não pela qualidade dos atletas, mas porque alguns deles vão para a universidade ou porque a vida laboral não permite continuar.

RC > Quais foram os maiores impactos da Covid-19 no clube?
HN > Não permitiu a realização da 20.ª edição do torneio da fúria, a festa de encerramento da época, a participação nos Santos Populares, o campo de férias, a participação na feira de São Bernardo. Estes são eventos nos quais o clube iria ter receitas para fazer face a dívidas contraídas. Falta ainda saber como vão decorrer as inscrições para a próxima época. O Ginásio iniciou esta época a atribuição de bolsas aos atletas cujas famílias têm dificuldades no pagamento das quotas de inscrição. Estamos a estudar possibilidade de alargamento desta atribuição a mais famílias talvez com parceria de outras entidades.

RC > O que falta para o Ginásio recuperar a mística de outros tempos?
HN > Os adultos, tirando honrosas exceções, limitam-se a ir ver os jogos do filho ou do neto e na segunda-feira perguntam qual foi o resultado dos seniores. Há condições que temos de melhorar mas estamos a trabalhar nesse sentido juntos das entidades competentes. Tem de ser mostrar às pessoas que o Ginásio é uma organização que pretende estar envolvida na sociedade nos planos desportivo, formativo, ético e social. Se conseguirmos que grande parte dos jovens passe na formação do clube seguramente teremos mais pessoas ligadas ao clube novamente.

AD Footer

Artigos Relacionados

Marca australiana de surf “Rip Curl” abre loja na Nazaré

A reconhecida marca australiana de surf, Rip Curl, inaugurou recentemente a oitava loja em Portugal, na Praça Sousa...

Mosteiro de Alcobaça recebe cerimónia de entrega de prémios do concurso Vinhos de Portugal 2024

A cerimónia de entrega de prémios do concurso Vinhos de Portugal 2024 vai acontecer no Mosteiro de Alcobaça...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Diretora do AE Cister foi moderadora da tertúlia “As Mulheres e o 25 de Abril”

Manuela Lourenço, diretora do Agrupamento de Escolas de Cister (AE Cister) moderou, na noite do passado sábado, a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!