Segunda-feira, Abril 21, 2025
Segunda-feira, Abril 21, 2025

De castigo

Data:

Partilhar artigo:

Entregue em casa: pizza, salada, bruschetta. Da Fiore de Zucca, ali ao pé do Mosteiro. Nem sabia que entregavam! No visor do prédio, o meu amigo Francisco José aka Jagaru. Ele e a sua mulher Ana (Branco) são empresários de restauração. Donos não só desta magnifica pizzaria, como do nacionalmente aclamado António Padeiro. Apesar de serem os “patrões”, estão na cozinha e nas entregas! São o melhor que Alcobaça tem. Quanto à pizza: já provei a de Nápoles, NY e São Paulo. A “de Alcobaça” é a vencedora! A Ana e o Jagaru são o exemplo de como Alcobaça cidade se tem aguentado: iniciativa privada e empreendedorismo. Nunca foram os interesses “autárquicos”, as fotos para a capa do jornal, as animações 3D, que fizeram desta cidade o que ela é. Ou que farão dela o que ela pode ser.

Aliás, quase todas as burradas que maculam o belo tecido da vida local têm uma só origem: a política. A global, a nacional, a local. Não interessa ao caso. Tudo o mesmo. As guerras, fazem-nas os políticos, por tuta e meia. As pandemias descontrolam-se porque ninguém sabe “fazer o que é preciso”. Por seu lado os autarcas, tão “próximos” do povo que não se vêm, “desconhecem” que não podiam assinar “logo aquele documento”. Decidem, por si mesmos, da sua inocência, porque tem orçamento para a pagar. Mesmo que tudo fosse uma “cabala”, mesmo que inocentados- o que não é a mesma coisa que inocentes – já íamos tarde. Já tínhamos sido enganados, pois nunca votaríamos em alguém que não “sabe” o que está a assinar.  A política é assim: um “quantos-queres?”.

Depois do Natal à “meia-luz”, do Carnaval a “meio-gás”, segue-se o “castigo” da COVID: trancas na porta da maioria da cultura até final de Setembro (querem concertos, filmes, teatro? Vão a Leiria!); buracos por todo o lado, muito autoelogio quando o que precisamos é do Jagaru e da Ana. De todos que sem o salário certinho ao fim do mês, arriscam sair de casa para correr atrás do prejuízo sem chatear ninguém com discursos de ocasião.

Região de Cister - Assine Já!
AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

João Traquina termina carreira aos 36 anos

Aos 36 anos, o alcobacense João Traquina anunciou o fim da carreira, através de uma nota publicada nas...

Contestadas “telas plásticas” colocadas no Baça e no Alcoa

A Câmara de Alcobaça procedeu à limpeza das margens dos rios Alcoa e Baça no decorrer do ano...

Vida renovada

No século IV d.C. a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após o...

Maria Cecília Louraço evoca passagem do tempo em “Memória da Pedra”

Depois de ter dado a conhecer no Baú das Memórias, no passado verão, a exposição sensorial “A praia...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!