Terça-feira, Setembro 15, 2026
Terça-feira, Setembro 15, 2026

De castigo

Data:

Partilhar artigo:

Entregue em casa: pizza, salada, bruschetta. Da Fiore de Zucca, ali ao pé do Mosteiro. Nem sabia que entregavam! No visor do prédio, o meu amigo Francisco José aka Jagaru. Ele e a sua mulher Ana (Branco) são empresários de restauração. Donos não só desta magnifica pizzaria, como do nacionalmente aclamado António Padeiro. Apesar de serem os “patrões”, estão na cozinha e nas entregas! São o melhor que Alcobaça tem. Quanto à pizza: já provei a de Nápoles, NY e São Paulo. A “de Alcobaça” é a vencedora! A Ana e o Jagaru são o exemplo de como Alcobaça cidade se tem aguentado: iniciativa privada e empreendedorismo. Nunca foram os interesses “autárquicos”, as fotos para a capa do jornal, as animações 3D, que fizeram desta cidade o que ela é. Ou que farão dela o que ela pode ser.

Aliás, quase todas as burradas que maculam o belo tecido da vida local têm uma só origem: a política. A global, a nacional, a local. Não interessa ao caso. Tudo o mesmo. As guerras, fazem-nas os políticos, por tuta e meia. As pandemias descontrolam-se porque ninguém sabe “fazer o que é preciso”. Por seu lado os autarcas, tão “próximos” do povo que não se vêm, “desconhecem” que não podiam assinar “logo aquele documento”. Decidem, por si mesmos, da sua inocência, porque tem orçamento para a pagar. Mesmo que tudo fosse uma “cabala”, mesmo que inocentados- o que não é a mesma coisa que inocentes – já íamos tarde. Já tínhamos sido enganados, pois nunca votaríamos em alguém que não “sabe” o que está a assinar.  A política é assim: um “quantos-queres?”.

Depois do Natal à “meia-luz”, do Carnaval a “meio-gás”, segue-se o “castigo” da COVID: trancas na porta da maioria da cultura até final de Setembro (querem concertos, filmes, teatro? Vão a Leiria!); buracos por todo o lado, muito autoelogio quando o que precisamos é do Jagaru e da Ana. De todos que sem o salário certinho ao fim do mês, arriscam sair de casa para correr atrás do prejuízo sem chatear ninguém com discursos de ocasião.

Região de Cister - Assine já!
AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Museu Dr. Joaquim Manso reabre novamente as portas

O Museu Dr. Joaquim Manso, no Sítio da Nazaré, reabriu ao público anteontem, depois de oito anos encerrado....

Feira de Velharias & Antiguidades regressa no domingo à aldeia

O Largo do Rossio, na Martingança, recebe, no próximo domingo, mais uma edição da Feira de Velharias e...

Pataias celebra uma década da primeira geminação

A geminação entre Pataias e La Queue-en-Brie completa este ano uma década e vai ser assinalada com a...

Deputada do PS denuncia “desrespeito” na Assembleia de Freguesia de Aljubarrota

A deputada do PS Cristiana Duarte abandonou a última sessão da Assembleia de Freguesia de Aljubarrota, de 4...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!