Domingo, Novembro 2, 2025
Domingo, Novembro 2, 2025

Obra do alcobacense Thierry Ferreira decora jardim de Leiria

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense Thierry Ferreira e outros quatro escultores transformaram 20 toneladas de calcário da Serra de Aire em cinco obras originais que estão a decorar o jardim da Almuinha, criado em Leiria e inspirado no Maciço Calcário Estremenho. 

O alcobacense Thierry Ferreira e outros quatro escultores transformaram 20 toneladas de calcário da Serra de Aire em cinco obras originais que estão a decorar o jardim da Almuinha, criado em Leiria e inspirado no Maciço Calcário Estremenho. 

A iniciativa decorreu no âmbito de uma residência artística que se realizou durante duas semanas nos jardins da Villa Portela, em Leiria, e envolveu também os artistas Abílio Febra, Filipe Curado, Mário Lopes e Vítor Reis. “Este encontro permitiu a partilha de experiências, de técnicas e de conceitos”, sublinha o alcobacense, através de um comunicado.

Região de Cister - Assine já!

“Fragmento de Paisagens” é o nome da obra de Thierry Ferreira que se apresenta como uma “massa disforme, conciliando movimentos orgânicos, planos e linhas”. “Ao contemplar o mundo, podemos facilmente observar duas realidades distintas: a Natureza e tudo aquilo que é construído pelo homem”, explica o escultor. “Partindo da observação destas duas realidades antagónicas, pretendi explorar a ideia de justaposição de paisagens e dar forma ao que poderá substanciar o fragmento de uma possível aproximação entre estes dois universos”, revela o escultor. 

Durante a iniciativa foram abordadas temáticas como “o lugar das artes na Pólis”, “a valorização do espaço público pelas artes”, “a importância da participação das empresas na afirmação e valorização de uma cultura local”, “a escultura em pedra, técnicas clássicas vs linguagem contemporânea” e “o potencial da educação através da manualidade na era digital”. 

O projeto foi promovido pela Câmara de Leiria em parceria com a empresa Filstone, de Fátima, e surgiu da proposta do escultor Abílio Febra, para dar continuidade ao Simpósio de Escultura na Villa Portela, iniciado em 2018, cujo material base para criação artística foi a madeira. 

Para o processo de seleção foram consideradas a participação dos escultores em projetos internacionais de escultura, assim como a representatividade territorial na área abrangida pelos municípios que integram a Rede Cultura 2027, no âmbito da candidatura de Leiria a Capital Europeia de Cultura. Além do concelho de Alcobaça, estiveram representados nesta residência artística entre os dias 6 e 19 os concelhos de Leiria, da Batalha e de Caldas da Rainha. 
texto carolina calado

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Descarga ilegal de efluentes pecuários detetada em Aljubarrota após denúncia

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Caldas da Rainha detetou, no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!