Terça-feira, Novembro 18, 2025
Terça-feira, Novembro 18, 2025

O que nos Motiva?

Data:

Partilhar artigo:

A maioria das teorias que explicam MOTIVAÇÃO observam-na através de uma ótica que a define enquanto processo que tenta explicar fatores de ativação, direção e manutenção da conduta dos indivíduos; isto é, de ativação, direção e manutenção de determinados comportamentos, face a um objetivo desejado.

Seja qual for a perspetiva, devemos sempre ter em conta que motivação se divide em dois tipos: a motivação intrínseca e a extrínseca. Na primeira temos o controlo da conduta sob influência do meio externo – que é exterior ao nosso corpo físico e emocional. Na 2ª o controlo depende unicamente de nós enquanto sujeitos no controlo de interesses e disposições internas.

Na prática, para entendermos o mecanismo teremos de associar o conceito de “meta” ao de motivação. A interligação é irrefutável. A motivação extrínseca traz-nos as metas externas, as que são delimitadas através dos que “produzem em nós condutas”, ou seja, dos que produzem todos os comportamentos que temos, e que estão à “superfície” da essência do nosso “eu verdadeiro”.  Estes comportamentos são os que realizamos com a finalidade de receber “recompensas” ou “evitar punições externas” de alguma ordem. São os que se focam na imagem que os outros têm do “eu”, e não do “eu verdadeiro”. A motivação intrínseca associa-se às metas internas, querepresentam todas as condutas que são por si satisfatórias para o nosso “eu verdadeiro” por se alinharem com a essência do real sem enfoque no que é externo.

Região de Cister - Assine já!

Em contexto educativo, motivação extrínseca, seria, por exemplo, o aluno que só se impulsiona com o estudo pelo prisma da competição: notas altas e superiores ao próximo; por oposição, a motivação intrínseca seria o aluno cuja motivação para o estudo se prende com o objetivo de desenvolvimento de competências – ou seja, a autorrealização. A verdade é que a motivação é algo  pessoal. O que aciona este “gatilho” representa um universo de possibilidades. Certo é que, o que quer que motivação “seja”, passará sempre por “fazer acontecer algo”. Implica uma ação; a saída de um estado de inércia. Implica traçar metas, ser resistente e alcançar objetivos. E a vós, o que vos motiva?

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

DaTerra está na antiga escola da Mélvoa e prepara nova fase

A Associação DaTerra, conhecida pelo Festival da Terra na Lagoa de Pataias, iniciou um novo capítulo com a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!