Quinta-feira, Dezembro 18, 2025
Quinta-feira, Dezembro 18, 2025

Outono e introspeção

Data:

Partilhar artigo:

Outono é tempo de mudanças. Inicia-se um ciclo preparatório no sentido de alcançar a renovação; o renascimento de “novos” processos. Na “maré de hoje” trago-vos “alimento primário”, que vai além do plano físico. Este, tal como a alimentação secundária, ou seja, o alimento que assegura as funções vitais e previne a doença, também é inibidor da doença, física e emocional.

Trago-vos 3 autores ideais para esta viagem introspetiva. Porquê? Por que nos impelem a regenerar o nosso “eu”! Fazem-nos refletir; e levam-nos caminho fora, rumo a uma melhor versão de nós próprios. No livro “The Compound effect”, de Darren Handy, lemos: ”You will never change your life until you change something you do daily.The secret of your sucess is found in your daily routine” [Não mudarás a tua vida, enquanto não mudares o que fazes quotidianamente. O segredo para o sucesso reside na tua rotina diária]. A mensagem é clara.

Atentem agora nas palavras de Jim Rohn no livro “The art of exceptional living”: ”I used to say, ‘If you will take care of me, I will take care of you’. Now I say, ‘I will take care of me for you, if you will take care of you for me’ [Costumava dizer: se cuidares de mim, cuidarei de ti; mas agora digo: Cuidarei de mim por ti, se cuidares de ti por mim]. O que podemos retirar daqui? Que aprender a importância de nos cuidarmos por inteiro é fundamental para que tenhamos (nós e os nossos) uma saúde equilibrada. É por isso que digo “Cuidem-se para que possam cuidar”! O autocuidado é fundamental. Principalmente perante os desafios do “novo normal”.

Região de Cister - Assine Já!

Vivemos na “Era do tudo ou nada; do “já” e do “para ontem”. O pior é que é errado! Reparem; as coisas “demoradas”, feitas com consistência são as que produzem resultados maiores e mais duradouros. É preciso compreender isto quando se “caminha o caminho”. É preciso saber o “porquê” da caminhada. Por isso é tão importante a introspeção. A autora Gail Hyat refere que “as pessoas perdem o seu ‘caminho’ quando deixam de saber o seu “porquê”. Aproveitem o “convite” que a mudança de estação nos traz, voltem-se para o vosso interior, encontrem o “porquê”, motivem-se, e naveguem rumo ao “melhor de vós”. Até à próxima maré!

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Primeira Página

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!