Domingo, Dezembro 14, 2025
Domingo, Dezembro 14, 2025

Reinventar o Natal

Data:

Partilhar artigo:

Partilhar afectos, celebrar o nascimento de Jesus ou o renascimento da esperança, trocar desejos e abraços, cear bacalhau ou peru ou polvo, comer rabanadas e azevias. Enfeitar o presépio, ligar as luzes da árvore, ouvir músicas pirosas que só somos capazes de suportar nesta época. Decorar a mesa e a casa como se estivéssemos a brincar às bonecas. Jogar monopólio, colocar pilhas no comando de um carrinho, recordar outras noites encantadas, voltar a ser pequenino…

Céus! O Natal é tão intenso que comove mesmo aqueles que, por razões profissionais ou familiares ou de outra natureza, passam a consoada a trabalhar ou a ajudar ou de outra maneira, como se fosse uma noite qualquer.

Mas não é. A noite de 24 de Dezembro, a que, muito a propósito, os nossos vizinhos espanhóis chamam a Nochebuena, é mesmo uma noite especial. É a noite dos poemas e dos sinos, é a noite pequenina, das mais pequenas do ano e da qual emergem estrelas e planetas alinhados, é a noite de todos os prodígios. Não se me ocorre outra ocasião em que tanta gente se deseje mutuamente, tanto bem, ao mesmo tempo.

Região de Cister - Assine já!

Bem, digo eu. Bem e não dinheiro ou prosperidade ou qualquer outra coisa. Na noite de natal agradecemos a vida e valorizamos a boa vontade, a nossa e a dos outros. Agradecemos e bem-dizemos a graça de todas as vidas. Na noite de Natal, acreditamos, genuinamente, que queremos e podemos ser melhores….

Pensando bem, quando neste natal abdicarmos do abraço, quando preferirmos a distância ao reencontro e taparmos o rosto para nos protegermos, estaremos apenas a fazer jus a esse espírito de Natal. Pensando bem, neste natal não precisamos reinventar nada, só precisamos querer-nos bem uns aos outros para nos protegermos, para nos cuidarmos, para nos amarmos.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!