Sábado, Novembro 8, 2025
Sábado, Novembro 8, 2025

“Tudo parece impossível até ser feito”

Data:

Partilhar artigo:

Na maré de hoje trago-vos a “capacidade de nos elevarmos enquanto pessoas”. Já abordei aqui diversas temáticas que fundamentam os processos de mudança inerentes à jornada da “transformação” da saúde mental e física.Sabemos que é urgente que sejamos mais sustentáveis em todos os setores das nossas vidas; temos noção que a vida contemporânea reúne todas as condições para que façamos as melhores escolhas, mas, porém, a solicitação vertiginosa dos novos tempos conspira, muitas vezes, contra nós. 

Nesses momentos constatamos que a saúde física e mental é quase sempre negligenciada. A “vida vai acontecendo” e vamos permitindo posturas que nos adoecem, física e mentalmente. 
A mudança impõe-se nestes momentos. Por vezes até parece impossível mudar; mas isso acontece unicamente até “ser feito”! Antes da decisão que nos leva a executar a “mudança” existe um mecanismo interno que se aciona designado por gatilho mental/emocional. O contexto em que este gatilho se aciona é determinante para o sucesso do processo. 

Vou partilhar convosco um pouco da minha experiência pessoal: o contexto emocional em que se recebi a notícia do diagnóstico, diagnóstico esse que mais tarde acionaria o “gatilho mental” do meu processo de mudança, não foi, de todo, o melhor! Estava já emocionalmente num lugar muito pouco iluminado! Durante um ano e meio tinha perdido o norte a mim própria. A mudança abrupta de enquadramento profissional e a chegada do primeiro filho abateu-se. Sempre me preocupei em praticar escolhas alimentares equilibradas e em incluir sempre que possível o movimento na rotina diária; porém, nesta fase, tudo saiu dos eixos. 

Região de Cister - Assine já!

O quadro não podia ser pior: corrida emocional ao alimento secundário industrializado + modus operandi sedentário = combinação fatal: um estado de espírito pré-depressivo e mais de 20kg de peso físico extra. No meio deste cenário, o diagnóstico do meu filho colocou-me pela primeira vez perante a minha mortalidade. O que à partida parecia o “fim”, tornou-se num começo. O começo da mudança! Transformou-se num “lifesaver”. Iniciei a caminhada a passo largo. Porém, a cada um destes passos, uma nova aprendizagem acontecia. Parecia IMPOSSÍVEL inverter toda aquela dor… até começar a “fazer diferente”. 

Observei a beleza colateral e investi na mudança. Durante dois anos estudei, trabalhei duro e transformei-me física, mental e emocionalmente. Desde então, foram mais 5 anos de investimento na formação certificada, no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. 

Após todo esse processo digo-te HOJE com TODA A CERTEZA, citando o grande Nelson Mandela: Tudo parece impossível, até ser feito! A capacidade de reinvenção está ao alcance de todos nós; a capacidade de “voar alto” e sair deste “plano de consciência”. A capacidade de nos “elevarmos” enquanto pessoas, e tornarmo-nos melhores, é possível. Basta  nunca duvidar e ainda que se fraqueje, nunca deixar de acreditar.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Fator “aldeia do hóquei” decisivo para HC Turquel

Dois jogos na aldeia do hóquei e… duas vitórias para o HC Turquel. O fator casa tem sido...

Futebol: Nazarenos vence dérbi da região e encosta ao líder

Um golo de André Mendes, aos 17 minutos, e um bis de Ricky, aos 37 e aos 70,...

Pedro Chagas Freitas e Amigos da Treta no Festival Literário de Mira de Aire

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Literário de Mira de Aire está de regresso à...

Jorge Vala coloca educação gratuita como “prioridade máxima” para último mandato

A educação gratuita será a “prioridade máxima” do último mandato de Jorge Vala à frente da Câmara de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!