Quarta-feira, Junho 7, 2023
Quarta-feira, Junho 7, 2023

Que regressem as festas

Data:

Partilhar artigo:

Creio que nunca, como este ano, senti tanta vontade de festejar nem nunca tinha percebido nos outros esta imensa vontade de conviver, dançar, agradecer, sorrir e partilhar a mesa, mesmo se a mesa estiver ocupada por desconhecidos.

Susana Santos

No solstício de Verão, comemoramos o regresso do bom tempo, o amadurecimento, a luz dos dias grandes. A tradição cristã, que enformou uma boa parte da nossa cultura ocidental, inscreveu, à volta desta data, a celebração de muitos dos seus Santos. À glória de Santo António, São João, São Pedro, São Bernardo e tantos outros consagrados da Igreja, arranjamos pretexto para iluminarmos as ruas, armarmos barracas de farturas e atearmos as brasas onde irão pingar a sardinha, o frango e as febras.

Creio que nunca, como este ano, senti tanta vontade de festejar nem nunca tinha percebido nos outros esta imensa vontade de conviver, dançar, agradecer, sorrir e partilhar a mesa, mesmo se a mesa estiver ocupada por desconhecidos.

Talvez a razão esteja relacionada com os últimos dois anos, durante os quais uma parte substancial da nossa humanidade nos foi amputada à força. Disseram-nos para nos isolarmos quando, na verdade, a nossa natureza é gregária, social e, espero eu, livre.

Região de Cister - Assine Já!

Ainda há dias, em São Martinho do Porto, foi comovente ver passar no meio do arraial montado junto à praia, a procissão de Santo António, acompanhada pela excepcional banda da Maiorga. Sem que fosse preciso nenhum sinal, da algazarra nasceu um silêncio respeitoso, para que se ouvisse apenas o compasso da banda que seguia o Santo. E nos olhares dos que permaneceram no arraial e que rapidamente voltaram à farra, creio ter vislumbrado um qualquer sinal de gratidão por este regresso da festa, das pessoas, da vida.

Esta semana é a vez de Porto de Mós celebrar o São Pedro, que se quer de arromba e daqui a umas semanas Alcobaça promete o melhor São Bernardo de sempre.

Vivam os santos e as oportunidades que sabemos criar para, em conjunto, festejar a passagem do tempo, que é onde se venera e percebe a vida!

AD Footer

Artigos Relacionados

João Lucas recordado na casa onde tudo começou

João Lucas, médio que deixou uma marca indelével no Ginásio, foi homenageado pelo clube onte tudo começou, no...

“Café Kanimambo” é o novo romance de Fernando Ribeiro

“Café Kanimambo” é o título do segundo romance de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, que se estreou na...

Cistermúsica celebra a música no feminino na 31.ª edição

“Música no Feminino” é o tema central da 31.ª edição do Festival de Música de Alcobaça que arranca...

Mosteiro de Alcobaça associa-se a coleção de cerâmica criada com sons

As peças de cerâmica da coleção “Mosteiro”, que se distinguem por terem sido moldadas através da voz de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!