Sexta-feira, Abril 26, 2024
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Que regressem as festas

Data:

Partilhar artigo:

Creio que nunca, como este ano, senti tanta vontade de festejar nem nunca tinha percebido nos outros esta imensa vontade de conviver, dançar, agradecer, sorrir e partilhar a mesa, mesmo se a mesa estiver ocupada por desconhecidos.

Susana Santos

No solstício de Verão, comemoramos o regresso do bom tempo, o amadurecimento, a luz dos dias grandes. A tradição cristã, que enformou uma boa parte da nossa cultura ocidental, inscreveu, à volta desta data, a celebração de muitos dos seus Santos. À glória de Santo António, São João, São Pedro, São Bernardo e tantos outros consagrados da Igreja, arranjamos pretexto para iluminarmos as ruas, armarmos barracas de farturas e atearmos as brasas onde irão pingar a sardinha, o frango e as febras.

Creio que nunca, como este ano, senti tanta vontade de festejar nem nunca tinha percebido nos outros esta imensa vontade de conviver, dançar, agradecer, sorrir e partilhar a mesa, mesmo se a mesa estiver ocupada por desconhecidos.

Talvez a razão esteja relacionada com os últimos dois anos, durante os quais uma parte substancial da nossa humanidade nos foi amputada à força. Disseram-nos para nos isolarmos quando, na verdade, a nossa natureza é gregária, social e, espero eu, livre.

Região de Cister - Assine já!

Ainda há dias, em São Martinho do Porto, foi comovente ver passar no meio do arraial montado junto à praia, a procissão de Santo António, acompanhada pela excepcional banda da Maiorga. Sem que fosse preciso nenhum sinal, da algazarra nasceu um silêncio respeitoso, para que se ouvisse apenas o compasso da banda que seguia o Santo. E nos olhares dos que permaneceram no arraial e que rapidamente voltaram à farra, creio ter vislumbrado um qualquer sinal de gratidão por este regresso da festa, das pessoas, da vida.

Esta semana é a vez de Porto de Mós celebrar o São Pedro, que se quer de arromba e daqui a umas semanas Alcobaça promete o melhor São Bernardo de sempre.

Vivam os santos e as oportunidades que sabemos criar para, em conjunto, festejar a passagem do tempo, que é onde se venera e percebe a vida!

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!