Terça-feira, Junho 25, 2024
Terça-feira, Junho 25, 2024

Amália Hoje, Amália Nós

Data:

Partilhar artigo:

Amália não é só a nossa voz, é a nossa poesia e toda a nossa alma. A fatalidade, o tempo, o destino, o sonho, o prazer, o desgosto, o amor e a beleza.  

Ao trazê-la, ao recuperar as palavras e reinventar as melodias, o Nuno Gonçalves, a Sónia Tavares, o Fernando Ribeiro, o Paulo Praça e os seus e nossos músicos prodigiosos, estão a oferecer-nos, outra vez, a Amália de que somos feitos. 

Vão dar-nos um concerto já este sábado. Fechando os olhos, consigo imaginar os primeiros acordes. Adivinho o sobressalto que hão-de provocar no coração dos afortunados expectadores. Ao acenderem-se as luzes do palco, acender-se-ão também as dores, os medos, os mostrengos do passado e o encantamento das descobertas. Virão ao nosso encontro o desassossego e a esperança, isto é, toda a matéria de que somos feitos. 

Região de Cister - Assine já!

E se olharmos em volta, teremos o cenário perfeito. A imponência do passado vetusto das pedras do Mosteiro, a decadência do Castelo que já não nos protege e que definha, sem, contudo, se apagar completamente, como tantas das nossas memórias.  

E se fecharmos os olhos e escolhermos olhar só para dentro de nós, então encontraremos tudo. Tudo junto, num único impulso de vida. De encontro às nossas células, na corrente do nosso sangue, explodindo em milhões de átomos, transmitida através de milhões de sinapses, virá a música. Mais poderosa do que a energia das estrelas, ao encontro do transcendente, estará a música. 
Efémera, poderosa, eloquente, frágil como o instante, a música. A música é como um beijo, dentro dele, dentro dela, somos eternos. 

No próximo sábado não estarei no Rossio de Alcobaça onde Amália Hoje nos vem beijar. Estarei dentro desse beijo.

 

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Construção de nova ponte do Rio da Areia está (finalmente) no terreno

Há dois anos e meio que não há forma de atravessar o Rio da Areia, em Valado dos...

Lucas Ribeiro viverá primeira aventura no andebol espanhol

O Atlético Valladolid é o novo clube do pataiense Lucas Ribeiro, ele que deixa o Póvoa AC, da...

Ausência de candidaturas motiva comissão admistrativa nos Bombeiros da Benedita

Estava marcada para a passada sexta-feira uma assembleia geral para a eleição de uma nova Direção da Associação...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!