A Festa da Fruta, que vai decorrer entre os dias 9 e 11 do próximo mês de setembro, promete voltar a atrair milhares à Cela. Depois de dois anos de interrupção devido às restrições impostas pela pandemia, o certame vai voltar a realizar-se este ano e a Junta da Cela está empenhada em organizar um festa que fique no coração de todos quantos passem pela freguesia durante os três dias de comemorações.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O Largo dos Eusébios será, como habitualmente, o palco de mais uma edição da Festa da Fruta, que, segundo confidenciou o presidente da Junta da Cela ao REGIÃO DE CISTER, tem tudo para ser um evento memorável. “Todos nós temos saudades da Festa da Fruta, que infelizmente não pôde realizar-se nos últimos dois anos, e, como tal, a Junta de Freguesia da Cela, bem como toda a população, está muito empenhada na promoção de uma iniciativa que promete ficar na memória de todos. Tal como diz o slogan, temos o ‘desejo de um regresso em grande’ e, nesse sentido, está tudo a ser preparado ao detalhe para que nada falhe”, assumiu Paulo Eusébio.
Ainda de acordo com o autarca, “a festa vai também permitir uma união entre todos os fregueses da Cela e também dos milhares de visitantes que iremos receber, uma vez que além da vertente lúdica, há também o espaço reservado às tasquinhas, com o tradicional ‘comes e bebes’, com a participação de associações e grupos da freguesia”, assinalou.
De facto, o programa das celebrações é vasto, iniciando-se a meio da tarde do próximo dia 9 de setembro. A partir das 16 horas há o início da entrega da fruta, sendo que, às 18:30 horas, abrirá a exposição. Pelas 22 horas atuará a banda “Katedral Music”, seguindo-se a abertura do bar jovem.
Para sábado, dia 10, está marcada a “caminhada da fruta” (15 horas), ao que se segue a abertura da exposição (16 horas) e das tasquinhas (19 horas). A noite ficará por conta da banda “Xeques Orquestra”, às 22:30 horas. No domingo, dia 11, vai acontecer o “passeio de trator”, pela “rota da fruta”, às 9 horas, celebrando-se a missa às 11:30 horas. Uma hora depois haverá a “benção da fruta” e a abertura das tasquinhas. Para as 17 horas está agendada a corrida de burros (uma tradição que volta a ser retomada e que será realizada num circuito instalado no recinto das festas). Às 19 horas atua o trio “Tony Santos” e três horas mais tarde sobe ao palco “Augusto Canário”.
A iniciativa realiza-se há mais de três décadas e valoriza um dos setores económicos mais pujantes do concelho de Alcobaça.