Se o Natal é uma quadra que motiva a união da família de sangue, então também pode dizer-se que os dias que antecedem esta época podem ser aproveitados para juntar a “família”… da freguesia de Évora de Alcobaça.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Foi, precisamente, o que aconteceu no passado fim de semana, no decorrer do mais recente projeto levado a cabo pela Junta local, denominado “Sabores de Évora”. A iniciativa, designada “1.ª mostra de artesanato e produtos da freguesia de Évora de Alcobaça”, foi um verdadeiro sucesso. Entre os passados sábado e domingo passaram pelo local da festa, que decorreu no adro da Igreja Paroquial, cerca de 2.000 pessoas, o que demonstra bem o sucesso da iniciativa.
“A forma mais clara que tenho para demonstrar a felicidade que sinto é dizer-lhe que não estava à espera de ter tanta gente neste certame”, começou por dizer o presidente da Junta de Évora de Alcobaça ao REGIÃO DE CISTER.
Ainda de acordo com Fernando Azeitona, “o objetivo principal desta mostra de artesanato e produtos regionais, que era dar palco aos produtores da freguesia, foi totalmente alcançado”. Além dos expositores que estiveram presentes, todos eles da freguesia de Évora de Alcobaça, a Junta também preparou “espetáculos musicais de qualidade”, motivo que acabou por trazer mais gente à festa.
E o ambiente foi mesmo de grande alegria durante os dois dias dos “Sabores de Évora”. A inauguração, que aconteceu ao final da tarde do passado sábado, contemplou o acender da iluminação de Natal e uma arruada com a atuação da Escola de Concertinas Aldeias de Alcobaça, seguindo, depois, a música com o espetáculo de Tiago Maroto.
O domingo começou bem cedo, com muitas pessoas a deslocaram-se ao recinto da festa – uma tenda montada para o efeito, no adro da igreja – para apreciarem os produtos apresentados pelos 15 expositores da freguesia: “By Rute”, “Chita de Sabores”, “COP de Évora de Alcobaça”, “Cristina Carmo”, “Epadrc”, “Fadinha Suculenta”, “Flores com Arte”, “Isabel Júlio”, “Galega d’Ouro”, “Lemos Figueiredo II”, “Mel São Tiago”, “Quinta dos Capuchos”, “Sabores do Malhado”, “Sabores Seculares” e “Susana Forreta”.
Durante a tarde, atuaram Os Eira e Rúben Palmeira, em mais um momento de comunhão total entre a cultura e a música e que voltou a ter casa cheia.
“As reações que fui recebendo durante todo o evento foram extremamente positivas, não só da população de Évora de Alcobaça, como também de outras freguesias do concelho, sendo que, estou certo, também os expositores ficaram agradados com esta festa”, garantiu Fernando Azeitona. E, dessa forma, “é praticamente impossível… não repetir”, rematou o autarca.