Estudaram juntos, partilham a mesma filosofia de vida, trabalham por conta própria e abraçaram a enorme tarefa de organizar o Festival da Terra na Lagoa de Pataias, um evento que vai decorrer de 16 a 18 de junho.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Joana Manecas, Nelson Cardeira, Inês Prata, todos de Pataias, e Joana Pinto, da Marinha Grande, são os mentores do festival, que tem o carimbo e o apoio da União de Freguesias de Pataias e Martingança.
A primeira edição do certame é subordinada ao lema “Mindfulness, sustentabilidade, comunidade”, numa lógica de reunir iniciativas que respeitem aquele que é o habitat de centenas de espécies. “Nasce de um sonho partilhado por um grupo de amigos, de nos religarmos à nossa essência e à mãe natureza e de (re)construirmos comunidades mais sustentáveis e resilientes”, conta a equipa coordenadora ao REGIÃO DE CISTER.
O programa é variado. Prevê exposições e arte, yoga e caminhadas, bem como concertos, palestras, workshops, ateliês para adultos e crianças, terapias e comida saudável. O evento, que se destina a todas as idades, é pioneiro e é encarado pelo grupo como uma forma de tornar terapias mais acessíveis à população, ao mesmo tempo que é visto como elemento potenciador do turismo da região Centro. “As pessoas de Leiria, por exemplo, não conhecem a Lagoa de Pataias”, nota Joana Pinto.
“É um encontro vital na comunidade, com espaços de calma, partilha, reflexão e aprendizagem”, convidam os promotores, que se sentiram motivados a uma maior aproximação à comunidade onde residem. “Reavivar as relações de vizinhança e despertar para um modo de viver mais consciente e harmonioso” são também as metas dos jovens organizadores.
O grupo quer conciliar o uso e fruição do espaço com o respeito pela Lagoa. “Pode haver aproximação à natureza sem a violar”, salienta Inês Prata. “A ideia é minimizar o impacto da nossa presença”, acrescenta Joana Manecas.
Do lado do poder local, a resposta foi fácil. “A Junta mantém a política de apoiar e co-organizar quase todas as iniciativas” que são apresentadas, refere Dário Moleiro, do executivo da UFPM. Exemplos disso são o Campeonato de Surf e o Torneio de Futebol de Praia em Paredes da Vitória. “Consideramos o conceito muito interessante e estamos a coorganizar este grande evento num espaço de excelência da nossa União de Freguesias. Podemos dizer que juntamos o útil ao agradável. Serão três dias de muita diversidade de atividades”, antevê o autarca, que não poupa elogios ao empreendedorismo dos jovens.
A Lagoa de Pataias integra uma sucessão de zonas húmidas que marcam o litoral português e está situada num eixo migratório de aves aquáticas.