A obra de arborização de 2,52 hectares do Parque da Pedralva, que começou em novembro último, foi inaugurada na passada terça-feira, no Dia Mundial da Árvore.
A intervenção representa um investimento de cerca de 80 mil euros, anunciou o município da Nazaré. No ato inaugural, o presidente da Câmara, Walter Chicharro, manifestou “enorme satisfação pelo resultado da empreitada que hoje se disponibiliza a locais e visitantes”.
A arborização foi financiada no âmbito da candidatura a fundos comunitários (Re) Arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, cujo objetivo específico é o “Apoio à Transição Climática”, e que está inserido na Prioridade de Investimento “Promoção da recuperação da crise no contexto da pandemia de covid-19, e respetivas consequências sociais, e preparação de uma recuperação ecológica, digital e resiliente da economia”. “Assume-se como um dos principais pontos verdes da vila, potenciando um conjunto de atividades de recreio e lazer”, revela o município, que descreve a “elevada biodiversidade”, num espaço que ilustra o período Cretácico inferior (após o período Jurássico), incluindo ainda, na zona do Monte Branco, um distinto miradouro com vista panorâmica sobre toda a vila.
“O projeto teve como objetivo rearborizar o espaço, removendo as espécies invasoras e vegetação espontânea desordenada, e plantação de árvores, árvores de pequeno porte, maciços de arbustos/sub-arbustos e herbácea, bem como plantas com floração atrativa e que perdurem”, destaca a Câmara, que pretende que a intervenção “potencie e melhore o usufruto deste espaço, designadamente para a prática de desporto ao ar livre, momentos de lazer, visitas de estudo, passeios em família e acolhimento de eventos lúdicos e temáticos”.