Fundado a 25 de junho de 1981, o Clube Recreativo e Cultural Vale do Paraíso, em São Martinho do Porto, estava há cerca de cinco anos inativo, mas, nos últimos meses, tem vindo a reerguer-se e o regresso promete.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A nova Direção, que entrou em funções no verão do ano passado, tem estado bastante empenhada em reativar as atividades da associação e, nesse sentido, nada melhor do que fazer retornar ao seio do clube tradições antigas e que estão diretamente relacionadas com a história da vila de São Martinho do Porto e do próprio Clube Recreativo e Cultural Vale do Paraíso.
É, pois, nesse sentido que o próximo mês de maio promete ser particularmente ativo para a associação. Tudo porque, entre os dias 18 e 21, vai realizar-se a Festa da Espiga, uma iniciativa que tem muitos anos de história na freguesia e que vai agora voltar a ser dinamizada pelo Vale do Paraíso.
A festa começa na quinta-feira, dia 18, com a celebração do tradicional dia da Espiga, cujo ponto alto da celebração será a procissão onde o padre fará a bênção dos campos de cultivo, numa homenagem às gentes do antigamente, que faziam dos terrenos agrícolas o seu meio de sobrevivência. A música estará a cargo de “Foka Energie”.
Para o dia seguinte, sexta-feira, estão marcados os bailes e outros espetáculos musicais, com destaque para a atuação da banda “Linha d’Água”, a partir das 23 horas, também nas imediações do clube, mais propriamente na tenda exterior ali colocada para o efeito.
Também no sábado, dia 20, haverá muita animação na vila e com vários eventos tradicionais que, por certo, vão encher as ruas de gente. Tudo começará com a “Corrida das bilhas”, um ícone em São Martinho do Porto e que vai voltar a fazer as delícias da população. Trata-se de uma atividade bastante tradicional, onde os participantes (a pé, de bicicleta, de mota, entre outras formas…) tentam abrir as várias bilhas que estão presas por uma corda, sendo que, dentro de cada uma delas, haverá brindes. E quem também terá direito a prémio é a vencedora de uma atividade exclusivamente direcionada para as mulheres que, com uma bilha cheia de água terão de realizar um pequeno percurso sem entornar a água que transportam. A primeira a “cortar a meta” também vai receber uma surpresa.
O evento termina no domingo, dia 21, com uma caminhada matinal (10 horas), e um espetáculo de “freestyle” de motas a cargo de Humberto Ribeiro (17 horas), nas imediações do clube.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente do Clube Recreativo e Cultural Vale do Paraíso fala num objetivo. “Sendo eu um filho da terra, encaro esta tarefa com espírito de missão. O clube tem de continuar a crescer e é esse o objetivo desta Direção. Pretendemos juntar todos os amigos do clube, dos mais velhos aos mais novos”, assume, a propósito, Filipe Gomes.
A Junta de São Martinho do Porto tem estado ao lado do clube nesta… “nova vida”.