Soube esta semana que uma escola do concelho de Alcobaça está com problemas por excesso de alunos porque se registou um aumento significativo de estudantes. Esta notícia, por si só, já me parece positiva, uma vez que todos sabemos que a população está a envelhecer e nos fazem falta jovens para assegurar o equilíbrio das nossas sociedades.
Só no Agrupamento de Escolas de São Matinho do Porto há alunos de mais de 20 nacionalidades. Ou seja, as nossas escolas estão a ganhar diferentes pronuncias, os lanches têm outros condimentos, os desenhos trazem paisagens de outras latitudes e partilham-se fábulas até agora desconhecidas. Os nossos filhos estão a conviver com, pelo menos 20 culturas novas e esta realidade, meus amigos, é extraordinária!
Neste mundo descolorido, onde só os extremos se fazem ouvir e onde as opiniões estão cada vez mais extremadas, neste espaço público onde já quase não há lugar para a moderação e tudo nos é apresentado a preto e branco, é bom saber que a escola tem cada vez mais cores.
A escola é, a meu ver, o espaço onde o elevador social pode mesmo subir, porque lá dentro todos têm oportunidades semelhantes. Ora, se as nossas escolas forem capazes de aproveitar esta riqueza de culturas, experiências e de hábitos. Se ajudarmos as nossas crianças a perceberem que há muitos afluentes em cada rio, muitos caminhos para cada cidade, e que todos cumprem a sua missão e que todos são igualmente importantes e que somos mais ricos se reconhecermos e respeitarmos as nossas diferenças, então a escola será o lugar da tolerância.
Ah! Meus amigos, há dificuldades, como o excesso de alunos, que, se olharmos bem, nos dão oportunidades para enriquecer, que é como quem diz, engordar o coração.