Os Bombeiros Voluntários de Pataias (BVP) distinguiram, esta terça-feira, Micael Pereira, 2.º comandante da corporação, por ser o elemento há mais anos no quadro de comando.
Micael Pereira, 45 anos, completou 7.120 dias de serviço no quadro de comando, o que corresponde cerca de 19,5 anos.
A data foi celebrada no quartel, com bolo e convívio, em homenagem “ao elemento que superou todos os anteriores que já estiveram no quadro de comando e que serviram a Associação”, como se lê na publicação da corporação pataiense nas redes sociais.
Micael Pereira entrou para os BVP com apenas 13 anos, como cadete. Foi promovido a bombeiro de 3.ª em 1996, de 2.ª em 1999 e de 1.ª em 2001. Três anos depois, em 2004, subiu à categoria de subchefe e foi nomeado adjunto de comando. Em 2005 passou a assalariado da corporação, como coordenador de serviços. O cargo que ocupa atualmente, de 2.º comandante, resulta da nomeação efetuada em 2017.
Micael Pereira fica na história da corporação pataiense por ter assegurado a liderança do corpo ativo, num período particularmente difícil e conturbado da associação (2020-2021). Foi ele que assumiu, sozinho, o comando durante cerca de um ano, em regime de substituição, com a saída do anterior comandante, Nélio Gomes, e com a crise diretiva em pleno período de pandemia motivada pela covid-19.