A Escola Profissional da Nazaré (EPN) viu ser aprovada a candidatura a um Centro Tecnológico Especializado e, dessa forma, irá receber uma verba de cerca de 1,5 milhões de euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para aplicar até 2025. O projeto, lançado ao abrigo de uma iniciativa da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, vai permitir à EPN realizar intervenções nas infraestruturas e dotar a cozinha de mais e melhores recursos.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Ao REGIÃO DE CISTER, o diretor-geral da escola deu conta dos objetivos pretendidos com este candidatura agora aprovada. “A verba que nos foi destinada irá permitir o melhoramento dos recursos que já possuímos, nomeadamente a aquisição de equipamentos de cozinha, restaurante e turismo. Iremos também reforçar a nossa aposta na digitalização”, afirmou Pedro Gaspar Ferreira.
A referida candidatura foi feita com base nos cursos de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar e Turismo, sendo que, desta forma, o estabelecimento de ensino da Nazaré ficará ainda mais bem apetrechado nas áreas em questão. Uma vez que a verba proveniente do PRR ainda não está disponível, as intervenções ainda não tiveram o seu início. De acordo com o responsável da escola, a previsão é de que “todas estas novas ferramentas possam estar disponíveis já no próximo ano letivo”.
Depois de o processo ficar definitivamente concluído, a EPN, que já dispõe de condições de excelência, ficará ainda mais capacitada para servir a comunidade. Até porque, e ainda de acordo com Pedro Gaspar Ferreira, o que aí vem será bastante importante para a escola, mas também para o próprio concelho.
“A Nazaré ficará dotada de um Centro Tecnológico Especializado para a restauração e hotelaria. Estamos a falar de algo tão importante que não abrange apenas os nossos jovens estudantes, mas também para toda a população da Nazaré e da região envolvente”, salientou.
Com estes investimentos, a qualidade de ensino na Escola Profissional da Nazaré será reforçado. Neste caso em concreto, a verba de 1.473.997,66 euros que irá financiar o referido projeto poderá catapultar ainda mais a EPN. Não só a nivel estrutural, como também no que diz respeito ao aumento do número de alunos.
Essa mesma ideia pode concluir das palavras de Pedro Gaspar Ferreira. “Temos, atualmente, cerca de 90 alunos nos referidos cursos, mas com novas infraestruturas e com os equipamentos que teremos, a tendência será para aumentarmos o número de alunos nos próximos anos, nomeadamente nas referidas áreas”, projetou o docente.
Refira-se, a propósito, que, nesta fase, a Escola Profissional da Nazaré é o único estabelecimento de ensino da chamada região de Cister que integra a lista de candidaturas aprovadas ao referido fundo comunitário. No que concerne ao distrito de Leiria foram aprovados nove Centros Tecnológicos Especializados.