Foi inaugurado, no passado dia 11, na EB 2/3 D. Pedro I, um novo espaço, designado de sala multideficiência. Trata-se de um local que tem como principal objetivo potenciar a realização de atividades para as crianças do 2.º e 3.º ciclos e também do ensino secundário que têm necessidades especiais e que foi idealizado pela Associação Solidariede Sublime que, desta forma, tem o mérito de dar corpo a um projeto absolutamente pioneiro em Portugal.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A sala multideficiência será coordenada pela referida associação, mas este projeto contou também com o apoio da Câmara de Alcobaça e da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), entidades que, à imagem de outras, acrescente-se, estiveram representadas na cerimónia de inauguração do espaço.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Alcobaça não escondeu a emoção pela inauguração de um projeto sem paralelo e que vai contribuir para o bem-estar das crianças que frequentarão aquele espaço.
“A minha felicidade é a vossa felicidade e tudo farei para alimentar esse sentimento nos vossos corações e nos corações de todos os alcobacenses”,salientou Hermínio Rodrigues, no momento em que se dirigiu aos destinatários da sala multideficiência.
O chefe do executivo municipal admitiu ainda que “a componente de apoio à família é um direito de todas as famílias”, lamentando, ainda assim, que a “lei seja omissa para estas crianças e jovens”.
Ainda de acordo com o chefe do executivo municipal, e até para fazer face a esta lacuna na legislação, a nova realidade existente na EB 2/3 D. Pedro I vai “promover a inclusão social destas famílias, fazendo cumprir os seus direitos”.
E para reforçar ainda mais a inovação deste projeto, Hermínio Rodrigues sublinhou o passado histórico do concelho de Alcobaça no que concerne a matérias de educação: “A criação deste espaço honra o espírito pioneiro de Alcobaça, em particular no que diz respeito à educação, tendo sido no Mosteiro de Alcobaça que se realizou a primeira aula pública em Portugal, a 11 de janeiro de 1269. Celebrar os 755 anos desta data com a inauguração deste espaço é motivo de grande orgulho.”
A presidente da Associação Solidariedade Sublime, instituição formada em julho de 2023, também se mostrou emocionada. A responsável elencou as razões que levaram à criação da associação e explicou os propósitos do projeto.
“A criação desta associação teve, desde a sua génese, o propósito de acrescentar valor à comunidade e, neste caso concreto, ao Agrupamento de Escolas de Cister, onde estamos inseridos. Marcamos a diferença fazendo diferente, uma vez que o nosso principal objetivo é ajudarmos a pensar uma escola de todos e para todos”, assinalou Helena Freitas. “Trata-se de um projeto que visa apoiar jovens com necessidades especiais e a UFAV não poderia deixar de estar na linha da frente no apoio à iniciativa”, notou Isabel Fonseca.