O Centro Social da Freguesia de Famalicão procedeu à assinatura, na semana passada, do contrato de consignação da construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) com a empresa que venceu o concurso lançado para o efeito.
A obra, cujo custo global ascende a 2,1 milhões de euros e tem comparticipação com fundos públicos de 1,4 milhões de euros, permitirá à instituição dar resposta a um total de 53 utentes.
Há vários anos que a entidade tem vindo a desenvolver esforços no sentido de avançar com esta obra. Em 2018 foram dados passos essenciais para a concretização desta ambição, com a aprovação junto do Instituto da Segurança Social e da Câmara da Nazaré, que apoiaram aquele investimento. A notícia da aprovação da construção do lar chegou em 2022, através da aprovação da candidatura efetuada ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração (PARES 3.0).
O Centro Social da Freguesia de Famalicão foi reconhecido como entidade de utilidade pública em 2000, um ano depois de iniciar a prestação de serviços à comunidade da freguesia. Mais tarde, viria a alargar as respostas sociais, servindo, hoje em dia, a população de outras freguesias vizinhas.