Fortalecer a coesão social e a saúde mental na freguesia é o principal objetivo do projeto “ATIVAmente”, que tem sido levado a cabo pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) e que tem o mérito de ser pioneiro. A iniciativa está aberta a todos os interessados, sendo que nesta fase conta com uma novidade: destina-se também aos cuidadores formais.
Já depois de, em novembro do ano passado, o projeto ter sido desenvolvido na Fundação Maria e Oliveira, a próxima sessão irá decorrer na Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, numa iniciativa que está agendada para as 14 horas desta sexta-feira, dia 23, e que promete envolver os utentes daquela instituição.
A UFAV reconhece o papel preponderante que os cuidadores formais desempenham nas referidas instituições e, dessa forma, dinamiza estas sessões específicas para apoiar essas mesmas pessoas na gestão das emoções, por forma a fortalecer-lhes o espírito com que abraçam diariamente os seus desafios profissionais.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, a presidente da Junta explica o sentimento com que é promovido este projeto.
“É um serviço que prestamos à comunidade, neste caso concreto aos cuidadores formais, e que é de extrema importância, especialmente depois de um período muito duro, como foi o caso da pandemia”, analisa Isabel Fonseca.
A UFAV convida toda a população a participar nesta iniciativa, sendo que, para o efeito, as inscrições podem ser feitas ao balcão da autarquia.