Domingo, Fevereiro 15, 2026
Domingo, Fevereiro 15, 2026

Legislativas: AD triunfou em 12 dos 16 concelhos do distrito de Leiria

Data:

Partilhar artigo:

A Aliança Democrática foi a candidatura que reuniu maior preferência no distrito de Leiria, tendo ganho, além dos concelhos de Alcobaça e Porto de Mós, em Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Óbidos, Pedrógão Grande e Pombal.

A coligação, que conquistou 96.311 votos no distrito (35,21%), elegeu cinco deputados para a Assembleia da República (AR), sendo que a vimeirense Liliana Sousa, n.º 6 pelo círculo de Leiria, ficou à beira de entrar, pela primeira vez, no Parlamento.

Já o PS, que havia ganho no distrito pela primeira vez em 2022, foi o grande derrotado da noite eleitoral, tendo perdido dois deputados na AR. Os socialistas, que obtiveram 22,50% dos votos (61.535) triunfaram apenas nos municípios da Nazaré, Castanheira de Pêra, Marinha Grande e Peniche, elegendo, assim, três deputados, entre eles o nazareno Walter Chicharro.

Região de Cister - Assine já!

Ao invés, o Chega reforçou o estatuto de terceira força política no distrito, tendo quase triplicado o número de votos em relação às últimas legislativas. Pelo partido, que registou 19,66% (53.765) dos votos no distrito, foram eleitos dois deputados, mais um do que na última legislatura.

A Iniciativa Liberal foi a quarta força política mais escolhida no distrito de Leiria, com 5,65% (15.446) dos votos, todavia, sem conseguir eleger qualquer deputado. Recorde-se que o vestiariense Miguel Silvestre era o cabeça de lista pelo círculo de Leiria.

No top-5, seguiu-se o Bloco de Esquerda, com 4,29% (11.736).

No universo de eleitores do distrito, destaque para o facto de se terem deslocado às urnas 273.515 votantes, o que significa 66,36% do eleitorado.


AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

Mau tempo obriga ao corte de várias vias no concelho de Alcobaça

O mau tempo que se faz sentir no concelho de Alcobaça tem provocado constrangimentos na circulação rodoviária, levando...

Avenida Bernardino Lopes Oliveira encerrada ao trânsito devido ao aluimento de terras e queda de árvores

A Avenida Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, está encerrada ao trânsito devido ao aluimento de terras e...

Autogestão

É impossível ignorar a sensação de que a sociedade civil está sozinha neste país. Tem sido sintomático. É...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!