As Festas de São Pedro estarão de regresso à vila de Porto de Mós entre 28 de junho e 7 de julho. O programa foi apresentado na passada sexta-feira, pela Câmara e pelo Fundo Social dos Funcionários da Câmara de Porto de Mós, numa conferência de imprensa realizada no Castelo. Numa edição enquadrada no tema “liberdade”, destaque para um dia extra de festejos e para a reorganização do recinto, que terá o espaço nas zonas da restauração e da exposição de artesanato alargado, com o objetivo de melhorar o fluxo de pessoas.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“O pátio de receção será mais aberto. A zona de exposição também será reformulada e alargada. A cozinha de demonstração terá um novo espaço, mais amplo, na zona de fundo encostada às piscinas”, adiantou o vice-presidente da Câmara. Eduardo Amaral acrescenta que serão criadas “zonas para que as pessoas possam estar sentadas” a assistir a atividades como o folclore, de modo a atrair os participantes mais idosos. O autarca refere ainda que a criação de novas infraestruturas na reorganização do recinto das festas motivou o reforço do investimento no certame, superando o orçamento de cerca de 250 mil euros da passada edição.
Quanto ao cartaz, o certame vai contar com The Redbeds (28 de junho), FF e Banda Recreativa Portomosense (29 de junho), Mara (30 de junho), Cláudia Martins & Minhotos Marotos (1 de julho), Rita Rocha (2 de julho), Quina Barreiros (3 de julho), Mickael Carreira (4 de julho), Jura (5 de julho), Fingertips (6 de julho) e Rui Veloso (7 de julho).
A gastronomia local estará em evidência nas 21 tasquinhas presentes, que serão avaliadas pelos habituais concursos de melhor decoração, enquadrada no tema liberdade, e melhor petisco, que terá 20 tasquinhas participantes. Ainda no capítulo da gastronomia, a VII Cozinha de Demonstração, com a nova cozinha referida contará com a presença de vários chefs a convite do chef portomosense Samuel Mota.
Em destaque na programação, está ainda o desfile das marchas populares (28 de junho), o festival da natação (29 de junho), o passeio de ciclomotores e motociclos antigos (30 de junho), o encontro de clássicos (30 de junho), a emissão do programa da TVI “Somos Portugal” (30 de junho), e o Festival de Folclore São Pedro (7 de julho). Exposições de automóveis e de artesanato, comércio e indústria, atividades equestres e de picadeiro, vacadas (com exceção do último dia), animação de rua, mostra de animais (no primeiro fim de semana), divertimentos e passeios de charrete completam a programação nos restantes dias.