O Agrupamento de Escolas da Nazaré (AE Nazaré) deverá contar com novidades na oferta formativa do próximo ano: a partir do ano letivo 2024/2025, a Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio quer oferecer, pela primeira vez, aos alunos a possibilidade de matricularem-se em cursos profissionais. No caso, dois: Desporto (na vertente de desportos náuticos) e Gestão.
Este conteúdo é apenas para assinantes
De acordo com a legislação em vigor, para que os cursos profissionais possam ser lecionados as turmas terão de ter um mínimo de 24 alunos, número que a Direção do AE Nazaré acredita ser alcançável. Tal como, de resto, explicou o diretor do Agrupamento de Escolas da Nazaré em declarações ao REGIÃO DE CISTER: “Estamos muito otimistas. Não só nessa matéria, mas também no que concerne ao sucesso que iremos alcançar com estas novas ofertas formativas”, salientou João Magueta.
Ainda de acordo com o docente, “estes dois cursos profissionais vão permitir aumentar as opções dos alunos que terminam o 9.º ano e que ainda não tenham tomado uma decisão quanto aos seus futuros académicos”.
As aulas serão lecionadas na Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, escola-sede do AE Nazaré, sendo que, no caso concreto do curso profissional de Desporto, o material que será utilizado nas aulas práticas ficará devidamente conservado nas instalações do Clube Naval da Nazaré.
Ontem, já após o fecho desta edição, decorreu uma reunião na OesteCim, entidade que dará também o seu parecer, mas que, sabe o REGIÃO DE CISTER, não terá caráter vinculativo. A decisão será da responsabilidade da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), que vai pronunciar-se sobre o assunto durante o próximo mês de julho.
João Magueta está confiante que ambos os processos vão chegar a bom porto e que, dessa forma, o AE Nazaré terá, a partir do próximo ano letivo, mais duas ofertas formativas que vão ao encontro dos anseios dos alunos: “Estamos convictos de que teremos uma resposta positiva por parte da DGEstE e a partir do ano letivo 2024/2025 o AE Nazaré estará ainda mais dotado de soluções para responder às necessidades dos alunos. Temos casos de estudantes que não pretendiam seguir o ensino regular e que, desta forma, poderão continuar a estudar na nossa escola. Esta diferenciação fez-nos avançar”.
A serem aprovados, os cursos profissionais terão a duração de três anos e darão equivalência ao 12.º ano de escolaridade. Recorde-se que o Agrupamento de Escolas da Nazaré (AE Nazaré) alargou a oferta formativa no ano letivo 2017-2018 ao ensino secundário público, estando prevista uma obra de ampliação e requalificação da escola no valor de 1,8 milhões de euros.