Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, Externato Cooperativo da Benedita, Instituto Educativo do Juncal e Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto. Foram estes os quatro estabelecimentos de ensino da chamada região de Cister que foram premiados no concurso “Clubes Europeus”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
No presente ano letivo, o referido concurso, que, em Portugal, é promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), foi subordinado ao tema “Eleições Europeias – uma voz jovem na Europa”.
No projeto, que, segundo a DGE, é levado a cabo no “domínio das Instituições e Participação Democrática da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania”, pretende-se que os alunos tenham uma participação ativa na estratégia europeia. “A Rede Nacional de Clubes Europeus tem como objetivo contribuir para a formação e envolvimento dos/as alunos/as no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo assim a identidade e os valores europeu”, pode ler-se na nota pública da DGE.
No ano letivo 2023/2024, foram 136 as Unidades Orgânicas (UO) participantes – a Rede Nacional dos Clubes Europeus conta com 305 unidades -, sendo que os quatro referidos estabelecimentos de ensino da chamada região de Cister acabaram por merecer lugares de destaque e, dessa forma, foram premiados com valores monetários.
Os prémios variavam entre os 100 e os 600 euros, sendo que os trabalhos realizados pelo Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, pelo Externato Cooperativo da Benedita e pelo Instituto Educativo do Juncal mereceram a chegada aos 200 euros de prémio. Já o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto foi contemplado com uma verba de 100 euros.
Esta foi a 12.ª edição do concurso “Clubes Europeus”, projetou que teve o seu início no ano letivo 2012/2013.
Refira-se que, no ano letivo anterior, o IEJ tinha recebido uma menção honrosa e o AE Porto de Mós tinha sido distinguido com um “destaque”.
Ambos os estabelecimentos voltam a ser, agora, distinguidos, numa lista que foi engrossada pelo AE São Martinho do Porto e pelo ECB.