Duarte Delgado sagrou-se campeão da 2.ª Divisão francesa pelo Poiré Roller e ajudou (muito!) o clube a festejar a subida à 1.ª Divisão, celebrando, pela segunda vez na carreira, a promoção ao escalão principal daquele país. Em 2014, o beneditense já tinha contribuido para colocar o Al Ploneour Lanvern na elite gaulesa.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Aos 40 anos, o experiente jogador, que representou o HC Turquel e a Alcobacense na carreira e que, curiosamente, até alinhou na equipa de futebol do Beneditense, contabilizou 33 golos, tornando-se no melhor marcador do campeonato. “Individualmente, foi uma época espetacular”, começou por salientar ao REGIÃO DE CISTER.
A equipa gaulesa garantiu a subida de divisão a cinco jornadas do fim e sagrou-se campeã a quatro, com 19 pontos de vantagem sobre o 2.º classificado, motivo pelo qual Duarte Delgado considera ter sido uma época “fantástica”.
O atleta compete há várias temporadas no hóquei gaulês, para o qual rumou, pela primeira vez, em 2014, e no qual já conquistou vários títulos nacionais.
No início desta temporada, surgiu a oportunidade de rumar ao Poiré Roller, do segundo escalão, desafio que o beneditense abraçou com toda a força: “Precisava de alguma coisa diferente para mim”, disse, notando que os objetivos iniciais eram “ficar no meio da tabela”, mas que, com o tempo, foram apercebendo-se de que poderiam chegar mais longe. “Em dezembro já eramos líderes com 9 pontos de vantagem e, naturalmente, os objetivos foram reformulados”, explicou. O Poiré Roller foi o melhor ataque (130) e a melhor defesa da 2.ª Divisão, com um registo quase 100% vitorioso.
A próxima temporada, contudo, será ainda mais exigente, mas para grande sorte do Poiré Roller vai continuar a contar com o artilheiro de serviço. “Terminarei a carreira no dia em que sentir que sou um peso e não acrescentar nada. Aí eu paro e terei capacidade para perceber isso”, sublinhou, antes de garantir que se “sente bem”, que continua a “acrescentar à equipa” e que “enquanto assim for”, vai continuar.