O livro “As Marchas Populares de Porto de Mós”, que assinala o 40.º aniversário e documenta a história desta tradição em Porto de Mós, foi lançado no dia 3, no âmbito da programação das Festas de São Pedro.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Editada pela Jorlis e com coordenação e textos de João Amado Gabriel, a obra apresenta, ao longo de mais de 600 páginas, uma compilação de fotografias e dá conhecer o testemunho de cerca de 20 pessoas que estão ou que estiveram envolvidas na criação e na organização desta iniciativa que se realiza desde 1984, na Avenida de Santo António, durante as Festas de São Pedro.
A publicação recorda as marchas apresentadas pelas diferentes associações e coletividades de todo o concelho, os trajes utilizados, os compositores, assim como outras das figuras emblemáticas que marcaram a história desta cultura popular. No livro está disponível um QR Code, através do qual é possível ouvir algumas das marchas apresentadas na obra.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Porto de Mós sublinhou que as marchas são “a materialização viva da coesão social no concelho e a afirmação mais alta das festas de São Pedro”. “Iniciámos um projeto que pudesse resultar na edição de uma obra que eternizasse aquilo que é a identidade do concelho de Porto de Mós”, destacou Jorge Vala.
Enquanto antigo participante das marchas, o chefe do executivo municipal lembrou o espírito de união e o ambiente familiar que é experienciado pelos marchantes ao longo de todo o processo de produção.
O livro “As Marchas Populares de Porto de Mós” surge na sequência de um convite do Município a João Amado Gabriel, o maior entendido sobre o assunto, segundo o vice-presidente e vereador da cultura da autarquia, Eduardo Amaral.
“Não foi preciso muito para me convencerem. Percebi que tinha pela frente uma tarefa muito empolgante e que teria de me dedicar bastante a ela, mas que o faria com todo o gosto. Não o fiz por mim, mas sim, sobretudo, pelo legado que é reunir estes 40 anos de marchas e um património coletivo que andava por aí disperso”, referiu o autor. “No fundo, dispus-me a servir a nossa comunidade e a fazer um livro que é de todos nós”, acrescentou João Amado Gabriel durante o evento.
A sessão de lançamento do livro contou com as atuações das marchas infantis e adultas participantes nesta edição das Festas de São Pedro.
A obra “As Marchas Populares de Porto de Mós” pode ser adquirida no edifício da Câmara.