Quarta-feira, Maio 21, 2025
Quarta-feira, Maio 21, 2025

O poder que temos

Data:

Partilhar artigo:

Acredito que o mundo é sempre só o nosso mundo, o dos outros não é igual porque não o conseguem ver desde o mesmo sítio onde nos encontramos

Susana Santos

Sim, podemos tornar bonitos os sítios que habitamos.

Ou então não, se escolhermos ignorar o que nos rodeia, evitar olhar para quem está à nossa volta e não ver o que somos ou no que nos tornámos.

Podemos tudo isto e temos o poder de fazer o seu contrário. Trata-se de mudar o mundo ou desistir dele e de nós.

Região de Cister - Assine já!

Acredito que o mundo é sempre só o nosso mundo, o dos outros não é igual porque não o conseguem ver desde o mesmo sítio onde nos encontramos. A perspectiva de cada um é diferente, a paisagem também e os contornos das pessoas que nos rodeiam têm outros ângulos. Tal como numa aula de pintura em que os alunos dispostos em círculo desenham um modelo vivo e no fim obtêm esboços completamente diferentes, também nós, no nosso mundo, na nossa vida, temos a possibilidade de reproduzir e de desenhar os modelos que observamos e que são, enquanto vivermos, todo o nosso mundo. É dentro da perspectiva que nos cabe observar que temos a possibilidade de criar a nossa obra, tornando o nosso mundo menos árido se acrescentarmos uma árvore, mais solidário, se juntarmos cor e mais alegre se destacarmos o sorriso.

Bem sei que “não temos nas nossas mãos a solução para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo, temos as nossas mãos”, como disse Schiller, no séc. XVIII, e talvez por isso lhe tenham chamado romântico. Talvez por isso tanta gente goze com os românticos. Mas entre a ausência de esperança e a fé na nossa capacidade criar um mundo melhor, nem que seja melhorando apenas os esquissos que saem das nossas mãos, prefiro a segunda via, que é a de quem ainda acredita nos artistas e nos poetas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Patinagem artística: “Tefe” Lia Fonseca na final da Artistic Internacional World Series

Lia Fonseca (CRP Ribafria) apurou-se para a grande final da Artistic Internacional World Series (World Cup), prova que...

Legislativas: Porto de Mós mantém-se fiel à AD e Chega consolida-se no concelho

A AD venceu as legislativas no concelho de Porto de Mós, com 5194 votos (37,63%), superando o Chega,...

Legislativas: AD ganha em Alcobaça e Chega sobe a segunda força política

A Aliança Democrática (AD) foi a grande vencedora das eleições legislativas no concelho de Alcobaça, com um total...

Legislativas: Chega ganha no concelho da Nazaré

O Chega venceu, pela primeira vez, as eleições legislativas no concelho da Nazaré, com um total de 2.111...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!