Quarta-feira, Agosto 27, 2025
Quarta-feira, Agosto 27, 2025

Blocotelha recorre a aviões na renovação de Estádio de Estrasburgo

Data:

Partilhar artigo:

A renovação do Estádio de la Meinau, em Estrasburgo (França), tem a Blocotelha como principal protagonista. A empresa, sediada na Calvaria de Cima, vai revestir a nova bancada sul com material metálico reciclado, proveniente da fuselagem de 30 aviões, naquele que será um marco inédito a nível global.

“Esta é uma oportunidade única que junta inovação e sustentabilidade, sem esquecer o legado e a importância histórica do Estádio de la Meinau”, elenca o diretor comercial da Blocotelha, citado em comunicado. Erico Ferraria destacou ainda a técnica pioneira. “Ao requalificarmos este espaço, levamos mais uma vez a engenharia portuguesa além-fronteiras enquanto estamos também a definir novas fronteiras para a engenharia ambiental europeia, com foco em soluções sustentáveis para o setor da construção”, afirmou o responsável.

A Blocotelha tem 57 colaboradores especializados a trabalhar no projeto, inclusivamente, equipas de montagem da estrutura metálica e de coberturas. A empresa que é considerada uma referência europeia em construções metálicas será responsável pela “instalação de cerca de 2 mil toneladas de estrutura metálica, uma pala em consola e a execução da estrutura de ‘brise-soleil’ (guarda-sol), utilizando parte de fuselagens recicladas para fazer um efeito de sombra marcando um passo significativo na reutilização e upcycling de materiais”.

Região de Cister - Assine já!

O plano está dividido em quatro fases de obra, das quais três contarão com a intervenção da Blocotelha, que contribuirá para “o prolongamento da bancada sul, a reestruturação da bancada oeste, a renovação das bancadas norte e leste, construção de um pavilhão para a fan zone e de um pavilhão complementar”.
O projeto, da autoria do gabinete de arquitetura Populus, traduz-se numa oportunidade de aliar a inovação e sustentabilidade, sem descurar o legado histórico do emblemático estádio, casa do Racing Club de Strasbourg Alsace. Nesse sentido, a nova bancada sul será “revestida com material metálico reciclado proveniente da fuselagem de 30 aviões Airbus A340 desativados”. Deste modo, a reutilização de metais permitirá cobrir com painéis uma área de 4050 metros quadrados.

A obra permitirá expandir a lotação do recinto desportivo para 32 mil lugares, englobando também a criação de um espaço de fan zone, que poderá albergar até 5 mil adeptos. O investimento cifra-se nos 160 milhões de euros. A obra iniciou em junho de 2023, sendo que o primeiro protótipo dos segmentos de fuselagem já foi aplicado no estádio. Os trabalhos continuam em marcha, devendo estar concluídos em março de 2026.O Estádio de la Meinau é o primeiro do mundo a recorrer a esta técnica pioneira, reforçando o compromisso com a sustentabilidade através de outras ações como a replantação de 160 árvores no perímetro exterior.

AD Footer

Artigos Relacionados

Aljubarrota voltou a ser medieval 640 anos depois

Tasquinhas cheias, ruas com muito movimento, cada esquina com muita animação e uma enchente de visitantes. Num breve...

Bebé nasce em ambulância dos Bombeiros de São Martinho do Porto

Eram 2:50 horas da madrugada do passado dia 15 de agosto quando a corporação dos Bombeiros Voluntários de...

Sede do PS/Alcobaça alvo de assalto através de arrombamento

A sede de Alcobaça do Partido Socialista (PS) foi alvo de assalto na passada semana, confirmou ao REGIÃO...

Faleceu Joaquim Piló, sindicalista e fundador do Bloco de Esquerda

Figura emblemática da Nazaré, pescador, histórico sindicalista e fundador do Bloco de Esquerda, Joaquim Piló faleceu, no passado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!