Ana Soares tomou posse, na passada terça-feira, como vereadora da Câmara de Alcobaça, sem pelouros atribuídos, na sequência da renúncia de Inês Silva. A jovem, de 23 anos, natural do Acipreste, na freguesia de Évora de Alcobaça, formalizou a integração no executivo municipal na última reunião pública do executivo, que decorreu na passada terça-feira.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Apresentamos hoje [anteontem] a nova vereadora. Pela lógica era a Eugénia [Machado], mas a própria entendeu que, devido à sua vida empresarial, não poderia assumir o lugar. Nesse caso, temos aqui a menina Ana Soares, licenciada em Medicina, uma alcobacense de gema, e vai ser um prazer trabalhar com ela. Espero que traga mais ideias a esta casa. Vai ser uma vereadora sem pelouros, como são os vereadores do PS”, assumiu o social-democrata. Hermínio Rodrigues anunciou ainda que o único pelouro já redefinido é o das Infraestruturas, “que vai passar para o vice-presidente, Paulo Mateus”. Relativamente aos restantes pelouros, o chefe do executivo municipal afirmou que, para já, “ficam na posse do presidente”. Questionado pelos jornalistas se pondera atribuir alguma pasta aos vereadores socialistas, Hermínio Rodrigues deixou tudo em aberto: “Vamo-nos reorganizar. Não vou dizer que sim nem que não. Vamos discutir internamente, como sempre acontece. O que espero é que o terceiro e quarto anos de mandato sejam iguais a estes dois, ou seja, na linha de um plano estratégico que temos traçado para o município. O nosso caminho é na direção da felicidade das nossas gentes”.
Nas primeiras declarações enquanto vereadora, a n.º 6 da lista do PSD nas últimas autárquicas agradeceu a confiança que lhe foi depositada e prometeu trabalhar em prol do concelho. “Acredito que contribuir para um mundo melhor é uma função de qualquer ser humano. Isso é algo que me apaixona bastante e é aquilo que eu vejo neste executivo. O meu grande sonho é ser médica e este desafio surgiu num momento muito exigente para mim. Mas não podia negar o chamamento do concelho que me viu nascer, que me deu tudo até hoje, e vou procurar representar da melhor forma a juventude para fazer de Alcobaça um concelho cada vez mais feliz”, assumiu.
A estudante de medicina recordou a antecessora e deixou-lhe palavras bastante elogiosas: “Queria também deixar uma palavra ao trabalho fantástico feito pela Inês [Silva] ao longo destes anos. Se Alcobaça está mais feliz e tem mais vida, é muito graças a ela”.
Também Hermínio Rodrigues falou da saída da antiga vereadora e vice-presidente, reafirmando que foi uma decisão pessoal de Inês Silva. “Pediu a renúncia, falando de uma decisão pessoal, e eu só tenho de respeitar. Nunca me imiscui no trabalho dos vereadores. Saúdo o trabalho por ela realizado ao longo dos últimos 10 anos em prol do concelho de Alcobaça”, afirmou o social-democrata.
António José Henriques, único vereador do PS presente na reunião (Liliana Vitorino acompanhou a reunião à distância), deu as boas-vindas à nova vereadora: “Pertenço à oposição, mas sou uma oposição sempre construtiva. Desafie-me e critique-me sempre que desejar”.