Cláudia Eusébio, açoriana radicada há mais de três anos na Pedra do Ouro, é a única portuguesa a arbitrar competições internacionais de desportos do cérebro, nas quais se incluem desafios como o Mind Map, ferramenta com reconhecidas provas na melhoria do desempenho e saúde mental.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Sou também a única a participar com equipas”, revela a especialista em ciências cognitivas e comportamentais. Até à data, Cláudia Eusébio, que esteve emigrada na Suíça até 2020, participa nas competições – de âmbito nacional, europeu e mundial – com equipas francesas, mas a especialista anseia pela integração de equipas portuguesas.
“Como muitos da minha geração, emigrei há 17 anos à procura de mais oportunidades e experiências”, conta Cláudia Eusébio, que, na Suíça, encontrou um país que lhe permitiu especializar a aprendizagem. “Tive a oportunidade de aprender e trabalhar com os maiores na arte da memória, das cartas mentais, da leitura eficiente, da aprendizagem e da eficiência cognitiva”, descreve. A açoriana lembra a importância de uma aprendizagem contínua. Afinal de contas, “esta máquina maravilhosa que temos entre as duas orelhas ainda tem tanto para descobrir”.
Há cerca de três anos, quando regressou a Portugal, trazia na bagagem a vontade de espalhar aprendizagens e de “levar o neuroconhecimento mais longe”, um caminho que tem trilhado “passo a passo”. Continua a trabalhar com os países de língua francesa, para onde se desloca com regularidade. Dá aulas, consultas de acompanhamento, conferências e desenvolve programas “adaptados a cada cérebro, seja para aprender, ter melhor saúde cognitiva ou maior eficiência”, explica a munícipe, que ensina técnicas, métodos e ferramentas em português e francês.
Desde 2018 que está focada nas técnicas do psicólogo Tony Buzan (falecido em 2019), criador de ferramentas como o Mind Map, que o londrino descreveu como “um canivete suíço para o cérebro”. O criador foi também fundador das competições em que Cláudia Eusébio participa e que valeram o título de campeão de França e do mundo ao colega de equipa Cyril Maitre, precisamente na disciplina de mapas mentais, uma das várias que se disputam nos campeonatos. Arrecadaram os três primeiros lugares e receberam o prémio melhor equipa durante vários anos.
Enquanto ela e a restante equipa se preparam para os campeonatos nacionais de França, que se disputam a 21 e 22 de outubro, Cláudia Eusébio está apostada em divulgar em Portugal as ferramentas e a utilidade na vida quotidiana, “porque levam a uma eficiência cognitiva. “Seria uma mais valia para Portugal e para os portugueses”, considera a especialista, que sonha em conseguir, num futuro próximo, em “levar aos mundiais uma equipa portuguesa”.