Sexta-feira, Abril 26, 2024
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Nazarena cria projeto “Nazaré Imersiva” em parceria com Universidade Lusófona

Data:

Partilhar artigo:

“Paisagens Marítimas de Portugal & Media Imersivos: Nazaré Imersiva” é o nome do projeto exploratório de produção e avaliação de experiências imersivas sobre a Nazaré, desenvolvido pela nazarena Célia Quico, em parceria com a Universidade Lusófona.

“Paisagens Marítimas de Portugal & Media Imersivos: Nazaré Imersiva” é o nome do projeto exploratório de produção e avaliação de experiências imersivas sobre a Nazaré, desenvolvido pela nazarena Célia Quico, em parceria com a Universidade Lusófona.

A base do projeto é a coleção de fotografias estereoscópicas de Álvaro Laborinho do início do século XX, que pertencem ao Museu Dr. Joaquim Manso da Nazaré. As chapas em vidro foram digitalizadas e inseridas nesta experiência imersiva que transporta a Nazaré do princípio do século XX até uma realidade futura e imaginada.

Região de Cister - Assine já!

Com o objetivo de desenvolver e testar experiências imersivas de trechos da costa portuguesa, propõe-se a produção de novos conteúdos analógicos e digitais, bem como respetivos suportes e materiais expositivos, nomeadamente um vídeo de realidade virtual (RV) em 360 graus; uma aplicação interativa para o vídeo 360 graus; um website de apoio ao projeto; um dome para experiências partilhadas de RV e diversos materiais expositivos (telas panorâmicas impressas, suportes para exibição, cartões estereoscópicos impressos para visores estereoscópicos).

Dar a conhecer a coleção de fotografias estereoscópicas da Nazaré de Álvaro Laborinho, captadas entre 1913 a 1932; re-mediar e inovar dando novos usos a fotografias estereoscópicas com 100 anos, em particular, ao produzir um pacote inovador de conteúdos imersivos analógicos e digitais; desenvolver e avaliar diferentes modos de experienciar RV; desenvolver e avaliar uma solução expositiva de baixo custo, fácil de montar, transportável e reutilizável são os objetivos do projeto. É ainda intenção produzir e disseminar resultados no contexto académico, contribuindo diretamente para o projeto muSEAum e, ainda, para o laboratório CICANT Early Visual Media e o futuro CoLab na área dos Museus e Herança Cultural.

A primeira demonstração deste projeto exploratório decorreu no átrio da Biblioteca da Universidade Lusófona.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!