Terça-feira, Julho 15, 2025
Terça-feira, Julho 15, 2025

Obreiros de milagre

Data:

Partilhar artigo:

“Quando ele passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que que o seu tamanho e do que todos os tamanhos (…)”  narrava assim José Saramago, a bela estória infantil “A maior flor do Mundo”. A maré de hoje traz-nos a FORÇA DO QUERER.

Quem conhece o conto, sabe que moral nos traz. Foi o altruísmo do menino que salvou a flor de morrer de sede. Salvou-a com a água que transportava a muito custo em suas mãos, contudo, mais do que a água, foi na verdade, o seu “acreditar infinito” que tornou possível tal façanha! O seu gesto foi “maior que o seu tamanho e todos os tamanhos” e isso espelhou-se na Flor que cresceu, cresceu… não pela “água sorvida”, mas pela FORÇA arrebatadora do QUERER. O “acreditar” do pequeno infante foi milagreiro! Recordemos um trecho: “O menino desce a montanha, recolhe com as mãos quanta água lá cabia e volta a atravessar , pelo monte se arrasta, e três gotas que lá chegaram, bebeu-as a flor com sede. Vinte vezes cá e lá (…) a flor dava cheiro no ar, e como se fosse uma grande árvore deitava sombra no chão. O menino adormeceu debaixo da flor. Passaram horas (…) Saiu toda a família e vizinhos à busca do menino. Não o achavam (…) já em lágrimas tantas (…) deram com o menino adormecido (…) resguardando-o do fresco da tarde estava uma grande pétala perfumada (…) Este menino foi levado para casa, rodeado de todo o respeito, como obra de milagre” (…).

O herói do conto propôs-se fazer algo todos julgariam impossível; porém a força infinita do querer deu rumo a outra sorte! O altruísmo e o “querer” salvaram a malfadada flor. Estão a ver onde quero chegar, certo? No “novo normal” é preciso querer ser responsável pela mudança. Compreender que não acontece “ao outro” apenas; e acima de tudo que não são os “outros” os responsáveis; somos todos nós. Também nós podemos fazer pequenas “obras de milagre” em nós mesmos e junto da comunidade. Um pequeno passo pode fazer a diferença. Acreditem. Consciencialização está ao alcance de todos. Basta que nos deixemos “invadir pela força do querer”.

Região de Cister - Assine já!
AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!