Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Reinventar o Natal

Data:

Partilhar artigo:

Partilhar afectos, celebrar o nascimento de Jesus ou o renascimento da esperança, trocar desejos e abraços, cear bacalhau ou peru ou polvo, comer rabanadas e azevias. Enfeitar o presépio, ligar as luzes da árvore, ouvir músicas pirosas que só somos capazes de suportar nesta época. Decorar a mesa e a casa como se estivéssemos a brincar às bonecas. Jogar monopólio, colocar pilhas no comando de um carrinho, recordar outras noites encantadas, voltar a ser pequenino…

Céus! O Natal é tão intenso que comove mesmo aqueles que, por razões profissionais ou familiares ou de outra natureza, passam a consoada a trabalhar ou a ajudar ou de outra maneira, como se fosse uma noite qualquer.

Mas não é. A noite de 24 de Dezembro, a que, muito a propósito, os nossos vizinhos espanhóis chamam a Nochebuena, é mesmo uma noite especial. É a noite dos poemas e dos sinos, é a noite pequenina, das mais pequenas do ano e da qual emergem estrelas e planetas alinhados, é a noite de todos os prodígios. Não se me ocorre outra ocasião em que tanta gente se deseje mutuamente, tanto bem, ao mesmo tempo.

Região de Cister - Assine já!

Bem, digo eu. Bem e não dinheiro ou prosperidade ou qualquer outra coisa. Na noite de natal agradecemos a vida e valorizamos a boa vontade, a nossa e a dos outros. Agradecemos e bem-dizemos a graça de todas as vidas. Na noite de Natal, acreditamos, genuinamente, que queremos e podemos ser melhores….

Pensando bem, quando neste natal abdicarmos do abraço, quando preferirmos a distância ao reencontro e taparmos o rosto para nos protegermos, estaremos apenas a fazer jus a esse espírito de Natal. Pensando bem, neste natal não precisamos reinventar nada, só precisamos querer-nos bem uns aos outros para nos protegermos, para nos cuidarmos, para nos amarmos.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!