Cela Velha lembrou Humberto Delgado no 25 de Abril

O Largo Marechal Humberto Delgado, na Cela Velha, voltou a ser um dos pontos de eleição na região para assinalar o 25 de Abril e homenagear Humberto Delgado, uma das maiores figuras da luta contra o Estado Novo.

A família de Humberto Delgado marcou presença, esta quarta-feira, nas comemorações do 44.º aniversário do 25 de Abril na Cela Velha. O neto e biógrafo do General Sem Medo, enalteceu a “fidelidade” da população da Cela Velha e de Alcobaça para com Humberto Delgado. “Esta homenagem local, simbólica mas sentida, é tão importante quanto a transladação de Humberto Delgado para o Panteão Nacional ou a atribuição do seu nome ao Aeroporto Internacional de Lisboa”, referiu Frederico Delgado Rosa.

O presidente da Câmara de Alcobaça usou as palavras do Presidente da República para sublinhar que “vale sempre a pena” comemorar o 25 de Abril e lembrar o General Humberto Delgado “uma, dez ou 44 vezes”.

Já Iva Delgado, da Direção do rancho, defendeu que os jovens “devem ter oportunidades e responsabilidades para continuar o trabalho da democracia.

As cerimónias, que foram acompanhadas pela Orquestra Juvenil da Junta de Famalicão, prosseguiram com o tradicional almoço promovido pelo Rancho Folclórico Papoilas do Campo, no edifício A Fábrica, na Cela Velha.