Quarta-feira, Fevereiro 11, 2026
Quarta-feira, Fevereiro 11, 2026

Esgotos domésticos libertados em ribeira que desagua na baía de São Martinho

Data:

Partilhar artigo:

Ao longo das últimas semanas, a ribeira do Matadouro, em São Martinho do Porto, tem servido como “esgoto a céu aberto” de um grupo de habitações. A denúncia é feita por Filipe Vicente, residente em São Martinho do Porto, que ficou “chocado” com a “grave poluição” num curso de água de desagua na baía.

Ao longo das últimas semanas, a ribeira do Matadouro, em São Martinho do Porto, tem servido como “esgoto a céu aberto” de um grupo de habitações. A denúncia é feita por Filipe Vicente, residente em São Martinho do Porto, que ficou “chocado” com a “grave poluição” num curso de água de desagua na baía. “É uma vergonha acontecer isto quando a praia de São Martinho do Porto foi condecorada com a bandeira azul”, acrescenta o munícipe.

Contactado pelo REGIÃO DE CISTER, Hermínio Rodrigues, vereador com o pelouro do Ambiente, revelou ter tido conhecimento da situação durante esta semana, tendo destacado uma equipa de fiscalização do Gabinete do Ambiente da autarquia durante a manhã desta quarta-feira.

Região de Cister - Assine Já!

Os fiscais camarários identificaram a situação denunciada pelo munícipe e, segundo o vice-presidente da Câmara, “vão ser tomadas as medidas necessárias para resolver uma situação que não pode por nada continuar a acontecer”. O autarca acrescentou que a Câmara de Alcobaça tem desenvolvido “grandes esforços” para corrigir situações em que os esgotos domésticos desaguavam na baía. 

“Há cerca de quatro anos a autarquia reparou toda a linha de água com a construção de um coletor de águas” para evitar que os “esgotos desaguassem na baía”, lembrou o vereador do Ambiente, sublinhando que desde então estes problemas se têm circunscrito a “situações raras em locais muito específicos”.

Até ao fecho desta edição, o REGIÃO DE CISTER tentou, sem sucesso, contactar o polo de Caldas da Rainha da Agência Portuguesa do Ambiente, entidade responsável pela gestão das bacias hidrográficas. 

Recorde-se que, em 2014, São Martinho do Porto foi retirada da lista das praias com Bandeira Azul no ano passado, depois de quatro anos com aquele galardão, por ter falhado nos testes de qualidade da água após a alteração dos critérios da Associação Bandeira Azul da Europa. A mudança veio no seguimento de uma nova diretiva da União Europeia sobre este assunto. Este ano, a Bandeira voltou a ser hasteada.

 

AD Footer

Autogestão

Artigos Relacionados

Autogestão

É impossível ignorar a sensação de que a sociedade civil está sozinha neste país. Tem sido sintomático. É...

“A Polvinha Pitosga” é o novo título de Isabel Ricardo

“A Polvinha Pitosga”, o 45.º livro de Isabel Ricardo, já está disponível nas principais livrarias do País.A publicação...

Graffito estreia presença física em Espanha com pop-up

A A Graffito, marca portuguesa especializada em materiais e equipamentos para cerâmica, sediada na Zona Industrial do Casal...

Porto de Mós é o 4.º no consumo de combustível por habitante no distrito

Porto de Mós foi o 4.º município do distrito de Leiria com maior consumo de combustível automóvel por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!