A alcobacense Inês Carreira é mais um dos talentos potenciados pela Juventude Vidigalense.
A alcobacense Inês Carreira é mais um dos talentos potenciados pela Juventude Vidigalense. A atleta, que este ano se sagrou campeã nacional de juvenis no lançamento do peso, tem objetivos bem definidos para a carreira e aponta a mira aos Europeus de 2019.
Filha do ainda detentor do recorde distrital nos 3.000 metros obstáculos, deu nas vistas no desporto escolar, ao destacar-se no corta-mato. E foi o pai, Paulo Carreira, que a encaminhou para os lançamentos. “Vi que ela tinha força e que se destacava”, salienta o progenitor, que treinou Inês até à saída da atleta para a Juventude Vidigalense, onde é treinada por Paulo Reis.
“É um esforço grande ir para Leiria quatro a cinco vezes por semana, mas o clube tem uma boa estrutura e isso é essencial para os atletas”, sublinha Inês Carreira, de 16 anos, que integra o percurso de alto rendimento jovem e tem enfrentado, diversas vezes, atletas do escalão júnior, obtendo marcas de relevo.
“Competir com atletas mais velhas dá-nos uma motivação diferente”, assume a também campeã nacional e recordista escolar, que tem como referências Barbora Spotáková (lançamento do dardo) e Sandra Perkovic (lançamento do disco). E chegar aos Jogos Olímpicos? “Todos os atletas ambicionam os Jogos, mas é preciso trabalhar muito, grande força de vontade e abdicar de muita coisa para o conseguir. Mas, acima de tudo, é preciso mentalidade competitiva. Para já, gostaria de fazer os mínimos para os Europeus”, assevera Inês, que faz do Centro Nacional de Lançamentos em Leiria quase uma segunda “casa”.