Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

EnCanto!

Data:

Partilhar artigo:

Há mais de 30 anos que sou amiga do Luís Peças. Além de amiga sou fã da sua voz. Agora o Luís tem mais encanto porque canta acompanhado pelo João e porque, juntos, nos encantam com as suas vozes maravilhosas.

E o que torna tão especial este par de cantores líricos? Na minha opinião, as suas vozes e a sua música. A grande música, o “mistério da música”, como diz George Steiner. Na sua extraordinária erudição, este autor defende que a música, mais do que a própria literatura, é a prova de que nós somos mais do que um mero fenómeno biológico, porque a música nos toca numa perspetiva universal. 

Sempre que podem, o João e o Luís escolhem lugares sagrados para exibir a sua música e já assisti, com deleite, à verdadeira comoção coletiva, provocada pelas suas vozes. Ora, se quisermos, como Steiner, acreditar que a música nos oferece a esperança numa possibilidade do transcendente, que outro local poderiam estes dois contratenores escolher, se não o mais sagrado dos nossos locais de culto, o nosso Mosteiro? Que outro local é tão apropriado para dialogar com o transcendente? Onde, senão ali, podemos ouvir a voz dos anjos como é, como pode ser, a grande música?

Região de Cister - Assine Já!

Sei que cantam onde podem e que encantam onde quer que estejam. As suas vozes são de uma beleza universal como o são as composições que escolhem. O que às vezes parece falhar é a tal asserção do Steiner. Na verdade, pergunto-me se será verdade que a música tem essa vocação universal, se nós, humanos, somos mais do que uma instalação neuro-fisiológica e se a música nos poderá redimir e abrir a possibilidade do transcendente. Quando cantam na rua, a sua voz eleva quem os ouve, mas não tenho dúvida que diminui quem permite que assim seja.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!